Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

01/07/2021 | 09:27

Assembleia instala Conselho de Ética para apurar conduta de deputado que defendeu "escolha" de ser homofóbico

Redação TV Mais News

Foto: Marcos Lopes

 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), assinou nesta semana um ato que instala a Comissão de Ética que irá apurar a conduta do deputado Gilberto Cattani (PSL), que é acusado de cometer homofobia dentro parlamento, ao fazer uma postagem que propaga preconceito contra pessoas LGBTQIA+. Nos dizeres do parlamentar, ele cita que "ser homofóbico é uma escolha, ser gay também"
 
Os deputados escolhidos para apurar o compartamento de Cattani são cinco, sendo dois do mesmo partido do deputado investigado e considerados bolsonaristas. O grupo será presidido pelo primeiro secretário da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM). Terá como membros os deputados Dr. Gimenez (PV), Dr. João José (MDB), Elizeu Nascimento (PSL) e Delegado Claudinei (PSL).
 
A publicação de Cattani chamou mais atenção porque quando ela era feita, o mundo celebrava a semana de Combate à Homofobia. Após a postagem, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) reagiu e fez um pedido ao presidente da ALMT, requenrendo investigação de uma possível quebra de decoro. Dependendo do resultado da Comissão de Ética, Cattani pode ter o mandato cassado e perder a cadeira de deputado.
 
Além da OAB, Cattani também recebeu repúdio de diversas entidades que apoiam as causas LGBTQIA+. Inclusive, o promotor de Justiça Henrique Schneider Neto, do Núcleo de Defesa da Cidadania de Cuiabá, recebeu a denúncia do Conselho Municipal de Combate à Homofobia abriu uma investigação contra o deputado por homofobia. 
 
Resposta do deputado
Na semana passada, Cattani reclamou de parte da imprensa e garantiu não ser homofóbico, apesar da publicação que fez, na qual ironizou a luta da comunidade LGBTQIA+, dizendo: “Ser homofóbico é uma escolha. Ser gay também”.
 
Ao tentar se justificar, disse ter apenas emitido sua opinião baseada na ciência.  “Ciência diz o ser humano nasce com cromossomos que o definem se é macho ou fêmea. Gostaria de dizer que a homofobia remete violência e eu não sou um homem violento. Um homossexual é igual a mim em tudo, ele não precisa ter uma comunidade a parte. Quero mandar um recado a quem é homossexual: o deputado Cattani não tem nada contra você, pelo contrário, defenderei sempre como ser humano; você é igual a mim em tudo, tem os mesmos direitos e deveres”.
 
 

 
Fonte: OLHARDIRETO
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet