Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

02/07/2021 | 08:30

Maioria de doses que chegaram em nova remessa são para imunizar todos os presos

Redação TV Mais News

Foto: Rogério Florentino
 
 
A Prefeitura de Cuiabá informou que as 21 mil doses que chegaram na última quinta-feira (1º) são, em sua maioria, destinadas a 100% da população privada de liberdade. Do montante, apenas 18% serão usadas em grupos prioritários. Por conta disto, a abertura de postos segue reduzida nesta sexta-feira (02), com apenas três em funcionamento.
 
Dentro deste quantitativo recebido, vieram doses para 100% da população privada de liberdade e para uma porcentagem de trabalhadores da indústria.
 
“Na segunda-feira (5) teremos uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública para decidirmos como será realizada a vacinação do público privado de liberdade, então essas doses serão reservadas. E em relação às vacinas que vieram para trabalhadores da indústria, estamos aguardando uma Circular do Ministério da Saúde regulamentando a imunização desta categoria, explica Flavia Guimarães, gerente da Vigilância Epidemiológica.. 
 
Hoje, serão utilizadas cerca de 3800 doses desta nova remessa, que serão destinados aos grupos prioritários que já estão sendo vacinados, além do quantitativo que sobrar dos polos de vacinação nesta quinta-feira.
 
“Como ainda existem critérios a serem definidos para a utilização de todas as doses recebidas, decidimos manter os drive thru fechados e vamos funcionar apenas com os polos fixos que ficam no Senai Porto, Assembleia Legislativa e Sesc Balneário”, disse a gerente.
 
Somente em um dia a Prefeitura de Cuiabá recebeu o cadastro de 112 mil pessoas de 18 a 49 anos, sem comorbidades, para tomar vacina contra Covid-19 no lugar dos faltosos. Este grupo possui 256 mil pessoas, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 
À princípio, apenas o cadastramento está aberto e as agendas serão liberadas de acordo com as doses das pessoas que agendaram e não compareceram aos polos de vacinação. Após 48 horas as vagas serão disponibilizadas e os faltosos voltarão para o fim da fila. 
 
A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira explica que o agendamento será realizado à medida que sobrarem as doses de quem faltar na data que estava agendado, e de acordo com o percentual de pessoas de cada grupo. “Temos cerca de 256 mil pessoas entre 18 e 49 anos. Dividimos em grupos de 45 a 49, 40 a 44, 35 a 39, 30 a 34, 25 a 29, 20 a 24 e 18 a 19 anos. Cada grupo desse corresponde a um percentual da população e vamos agendar levando-se em conta esse percentual”, comentou Valéria.
 
“É muito importante que as pessoas entendam que não serão agendadas rapidamente. Temos 256 mil pessoas para serem agendadas, e como vamos liberar a agenda para um pequeno percentual de cada faixa etária o tempo de espera vai ser longo, tanto pelo número de pessoas, quanto pelo número de doses que recebemos a cada remessa. Por isso pedimos que as pessoas tenham muita paciência e que consultem seus cadastros regularmente, de preferência à noite”, concluiu a coordenadora.
 
Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias. Já o prazo da segunda dose da Pfizer é de até 12 semanas. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.798.840 doses de imunizantes contra a Covid-19.
 
Cadastro
 
Para se cadastrar, é necessário entrar no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.
 
No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet