Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

02/07/2021 | 09:34

Mauro Mendes deve exonerar servidores indicados por Faissal, após derrubada de veto

Redação TV Mais News


 
Quem não está comigo, está contra mim! Após mais uma derrota na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governador Mauro Mendes (DEM), deve exonerar seis servidores (DGAs) comissionados, indicados pelo deputado Faissal Calil (PV).
 
O parlamentar foi uma peça importante no impasse da polêmica conhecida como ‘taxação do sol’. Faissal é o autor do Projeto de Lei Complementar (PLC) que isenta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar e principal articulador na derrubada do veto imposto pelo governador.
 
A decisão que deve ser publicada no Diário Oficial desta sexta (2), é mais uma afirmativa que o Governo do Estado não está sintonizado com o Parlamento. Se está retaliação realmente for publicada, é um sinal bem claro de que, ‘quem não está comigo, está contra mim’. E é esta postura que o chefe do Executivo deve adotar para o final do seu mandato e possível reeleição.
 
Derrubada
 
O veto derrubado pelos parlamentares durante votação na Casa de Leis, nesta quarta-feira (30), foi garantido com 14 votos favoráveis e nove contrários. No entanto, o Ministério Público realizou, de forma antecipada, uma notificação contra a Assembleia Legislativa por apontar ser inconstitucional o projeto de lei complementar.
 
Há cerca de um mês, 17 deputados votaram favoráveis ao projeto, em segunda votação na Casa de Leis, e, assim, encaminhando-o para ser sancionado pela gestão estadual que deu veto total, em desacordo com a remissão e anistia de créditos tributários, como, também, a reinstituição e revogação de benefícios fiscais.
 
PLC – A proposta de lei propõe a isenção do ICMS até o dia 31 de dezembro de 2027 para as operações de circulação de energia elétrica, por meio da geração, distribuição e utilização de energia fotovoltaica. De acordo com Faissal, a matéria proporcionará a segurança jurídica para as pessoas que chegaram a aderir o uso de placas solares ou com projetos para a instalação no determinado imóvel.



Fonte: MATOGROSSOMAIS


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet