Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

05/07/2021 | 06:35

Programa de Combate à Pobreza Menstrual será implantado nas escolas públicas de Várzea Grande

Redação TV Mais News

Foto: Ilustração



Prefeitura de Várzea Grande publicou no Diário Oficial Eletrônico desta quinta-feira (1) a Lei Nº 4.761/2021, que dispõe sobre o Programa de Combate à Pobreza Menstrual nas escolas públicas do município de Várzea Grande. 
 
De autoria da vereadora Rosemary Souza Prado, o Projeto de Lei (PL) foi sancionado pelo prefeito Kalil Baracat e passará a vigorar dentro de três meses. O Programa, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, consiste no fornecimento de absorventes higiênicos, de forma gratuita, para estudantes, em período menstrual, de baixa renda ou que se encontrem em situação de extrema miserabilidade, objetivando combater a pobreza menstrual, prevenir riscos de doenças e a evasão escolar. 
 
Conforme explica a vereadora, a questão da pobreza menstrual ainda é um tabu muito grande, não só em Várzea Grande, mas no Brasil e no mundo todo, porém, é uma realidade existente em muitas famílias. “Andando pela periferia da nossa cidade, me deparei com muitas famílias que não têm condições financeiras de comprar nem o arroz e o feijão, imagina o absorvente higiênico. 
 
Muitas vezes, as meninas e adolescentes precisam usar um papelão, jornal ou pedaço de pano, o que acarreta em várias doenças ginecológicas e também na evasão escolar", ressalta a vereadora.O programa poderá contar com o apoio de outras secretarias e também se desenvolver por meio de patrocínio de empresas, de acordo com critérios a serem estabelecidos pelo Poder Executivo, e/ou contar com a parceria de Organizações Não Governamentais (ONGs).
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO

 
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet