Mato Grosso,
Quinta-feira,
16 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

16/07/2021 | 08:22

Gilberto afirma que doses extras para fronteira não tem relação com Copa América: “que não se diga uma nova mentira”

Redação TV Mais News

Foto: Rogério Florentino
 
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, marcou território ao fazer questão de deixar claro que o envio das 193 mil doses da AstraZeneca para vacinar 100% da população adulta que mora nos 28 municípios que fazem fronteira com a Bolívia é resultado de um pedido feito pelo governo estadual ao Ministério da Saúde.

Gilberto garante que o reforço não tem qualquer relação com o pleito apresentado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que se reuniu presencialmente com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para que a União enviasse doses extras para a Capital, em contrapartida pela realização de cinco jogos da Copa América na Arena Pantanal.

“Objetivo é que a gente crie uma barreira sanitária pela vacina, para evitar a entrada de novas variantes (da Covid-19) no estado. Esse é um pleito do estado, não tem absolutamente nada relacionado ao fato de Cuiabá ter sediado a Copa América. É uma solicitação que tem viés sanitário do estado. Que não se diga uma nova mentira, esse é um pleito técnico dos secretários de saúde dos estados junto ao ministério, que está sendo atendido em sua totalidade”, disse, durante lançamento do programa Mais MT Cirurgias, nesta quinta-feira (15).

A fala de Gilberto é uma clara referência ao prefeito da Capital, que tem insistido no envio de doses extras pela realização da Copa América e, mais recentemente, descoberta de variante colombiana em membros das delegações que estiveram em Cuiabá. Na sexta-feira (09), o ministro Marcelo Queiroga participou de evento ao lado do emedebista e disse que tal pedido resultaria em mais vacinas para todo o estado.

A fala foi considerada como uma saída para o constrangimento gerado no governo federal, já que horas antes, Queiroga garantiu que o campeonato sul-americano não resultaria em mais imunizantes.

O secretário explica que metade das doses chegará a solo mato-grossense na madrugada desta sexta-feira (16) e será rapidamente destinada para os municípios que juntos chegam a 192 mil adultos que podem ser vacinados.

“Já vamos fazer a dispensação para que 104 mil doses que chegam amanhã, suficiente para imunizar 54% de toda essa população. Na próxima remeça completamos todo o lote. Esses 28 municípios tem uma nova tarefa, pois são muitas doses para colocar no braço da população”, pontuou.

Os 28 municípios são: Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória d’Oeste, Indiavaí, Lambari d’Oeste, Mirasol d’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista d’Oeste, Figueirópolis d’Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale do São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade e Barra do Bugres.

O governador Mauro Mendes (DEM) reforçou a esperança de que até final de setembro toda a população de Mato Grosso esteja vacinada com pelo menos uma dose. Explica que as doses extras também beneficiam outros municípios distantes da fronteira, já que os próximos lotes serão destinados a outras regiões.




Fonte: OLHARDIRETO
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet