Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Brasil

23/07/2021 | 08:31

Aras determina instalação de Gaeco no Ministério Público Federal de Mato Grosso

Redação TV Mais News


Foto: Agência Brasil
 

Procurador-geral da República, Augusto Aras publicou portaria designando, até 31 de dezembro de 2021, a criação de Comissão Provisória de Instalação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no âmbito do Ministério Público Federal em Mato Grosso.

Segundo informado, a Comissão Provisória é incumbida de promover a instituição e a instalação definitiva do GAECO-MPF-MT, exercendo as atribuições do grupo até sua instalação definitiva. Os seguintes membros do Ministério Público Federal devem integrar a Comissão Provisória em Mato Grosso:  procuradores da República Everton Pereira Aguiar Araújo e  Fabrizio Predebon da Silva.
 
“A Comissão Provisória deverá definir o planejamento estrito de objetivos e resultados do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no âmbito do Ministério Público Federal em Mato Grosso (GAECO-MPF/MT), com a definição de prioridades, plano de ação, diretrizes e planejamento de operações a serem deflagradas, devendo tudo isso ser encaminhado à 2ª Câmara de Coordenação e Revisão para a instalação definitiva do Grupo”, diz trecho da portaria.
 
Os Gaecos são grupos permanentes que auxiliam membros do MPF responsáveis por grandes casos e investigações complexas. São formados nas Procuradorias da República nos estados e têm competência para auxiliar na investigação e persecução de crimes praticados por organizações criminosas; receber, produzir, analisar e difundir informações de inteligência e contrainteligência relacionadas ao combate ao crime organizado; e atuar nos casos em que o PGR determinar a intervenção em virtude de incidente de segurança envolvendo membros ou servidores.

Atualmente, já contam com Gaecos federais os estados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro e Bahia.




Fonte: OLHARDIRETO
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet