Foto:Ednilson Aguiar
Cuiabanos estão mais otimistas com as finanças para aumentar o consumo no segundo semestre. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o índice fechou julho na casa 67 pontos, em uma escala que chega a 100 pontos, no cenário mais otimista.
A pontuação é 14,9% maior que registrada em julho do ano passado, quando atravessávamos um pico da pandemia do novo coronavírus. Conforme a pesquisa, o maior otimismo apareceu entre as famílias com renda abaixo e acima de 10 salários mínimos (cerca de R$ 10 mil).
A pesquisa aponta ainda que os números se encontram abaixo de 100 pontos por alguma insatisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo – 11,9% dos entrevistados se declararam desempregados.
“Os índices positivos para aqueles que ganham menos são os que mais têm ajudado a puxar a intenção de consumo para cima, em especial o de bens duráveis, como carros, televisores, geladeiras e outros”, disse o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau Junior.
O Instituto de Pesquisa Fecomércio (IPF-MT) disse que todos os indicadores apontam para uma elevação do consumo para os próximos meses. A pesquisa serve de baliza, que além da tendência para consumo a curto e médio prazo, mostra recuperação da economia local.
Fonte: OLIVRE