Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

29/07/2021 | 09:13

Em MT para discutir regionalização do saneamento, secretário do MDR lembra que 78% do lixo do estado vai para o lixão

Redação TV Mais News

Foto: Olha Direto
 
 
O secretário do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão, está em Cuiabá para discutir com prefeitos e com o governador Mauro Mendes (DEM) a questão do saneamento básico no estado. Nesta quarta-feira (28), o assunto é a regionalização do saneamento, e na quinta-feira (29) os resíduos sólidos.

Segundo o secretário, a situação do estado ainda é complicada em relação a descarte de lixo. “Aqui nós só temos dois aterros ambientalmente corretos, e 78% daqui é lixão, em Mato Grosso. Então é uma coisa que vamos discutir amanhã, montar os consórcios, vamos fazer os [Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI)] PMIs, para os consórcios realmente fazerem chamada e fazer licitação e entregar para a iniciativa privada administrar esses aterros”, afirmou Maranhão.

A vinda do secretário acontece após a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Marco Regulatório do Saneamento. Pedro Maranhão ainda lembrou de situação semelhante à de Mato Grosso que acontece na Bahia, e argumentou que a destinação incorreta do lixo pode prejudicar inclusive o turismo.

“Hoje cada vez mais a sociedade está mais exigente. Como aqui também tem uma questão turística muito grande, quando as pessoas começarem a colocar em redes sociais que aquele paraíso ecológico tem um lixão do lado, começa a criar problema até para a vinda dos turistas, isso eu mostrei na Bahia, estamos resolvendo no sul da Bahia, como também aqui vamos resolver isso”, afirmou.

Além da regionalização, o secretário defendeu a parceria com empresas privadas para que os custos não sejam todos públicos. “Cada dia a questão das emendas, o que a gente chama o OGU, orçamento geral da união, fica mais difícil. Por isso o marco regulatório do saneamento, exatamente para dar segurança jurídica e atrair o capital privado, essa que é a intenção. Fazendo parceria, não vai fechar empresa, abrir...  – Aqui, no caso, não tem empresa pública de saneamento, mas nos outros estados estamos fazendo parcerias -  E realmente os leilões que já fizeram à luz do novo marco regulatório do saneamento foram um verdadeiro sucesso”, defendeu.



Fonte: OLHARDIRETO
 
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet