Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

12/08/2021 | 08:16

Gallo diz que ataque hacker foi controlado, mas acende ‘luz amarela’ sobre segurança de dados

Redação TV Mais News

Foto: Olhar Direto


 
O ataque cibernético que o Governo do Estado de Mato Grosso sofreu na última terça-feira (10) acendeu uma “luz amarela” a respeito da segurança dos dados do estado, apesar de ter sido controlado e não ter causado maiores danos. É o que relata o secretário de Estado de Fazenda Rogério Gallo. Segundo o gestor, o acesso a esta área do governo ficou restrito por algum tempo após o ataque.

“Foi um ataque hacker a um sistema de convênios do Governo do Estado, foi restrito a esse sistema. É um sistema onde nós controlamos todos os convênios firmados com municípios e entidades do terceiro setor. Isso foi rapidamente identificado, já abrimos a sindicância e uma auditoria também para apurar as responsabilidades, também já reportamos à delegacia para abertura dos inquéritos competentes, mas sem maiores consequências, sem maiores danos, e nós reforçamos, inclusive, agora, a nossa segurança de todos os sistemas que compõem não só a Secretaria de Fazenda, mas também o Governo do Estado”, explicou Gallo nesta quarta-feira (11).

De acordo com o secretário, não há suspeitas de quem seria o autor do ataque. “Geralmente esses ataques são feitos para exigir recursos, sequestro de dados, pedem resgate para que o sistema seja novamente liberado para ser acionado. Como esse é um sistema que não tem grandes consequências, por dentro dele só circulam informações e não recursos públicos, então a gente conseguiu controlar bem e proteger os demais sistemas que compõem a Sefaz e também do Governo do Estado. Mas essa é a falcatrua do terceiro milênio”, completou.

O ataque aconteceu na terça-feira (10) e atingiu somente o setor de convênios. Como consequência, ele ficou fora do ar por um tempo. “Obviamente, acendeu uma luz amarela, e nós estamos lá com o comitê de gestão de crise tomando as providências necessárias para verificar se estamos expostos em algum outro flanco, por meio desse vírus que nos atacou neste momento”, finalizou Gallo.



Fonte: OLHARDIRETO
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet