Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

19/08/2021 | 04:58

Com mais de 30 mil doses estocadas, Gilberto se diz preocupado com vacinação contra Covid-19 em Cuiabá

Redação TV Mais News

Foto: OlharDireto
 
 
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, classificou como gravíssimas as denúncias referentes a existência de mais de 35 mil doses de vacinas contra a Covid-19 estocadas, sem serem aplicadas à população. Os dados estão disponíveis no site da campanha Vacina Cuiabá e podem ser acessados por qualquer pessoa. 
 
Conforme consta no Vacinômetro, Cuiabá recebeu 347.665 doses para aplicação da 1ªdose. Deste total, foram utilizadas 310.903. Ou seja, há 36.762 doses guardadas.
 
Já em relação as vacinas recebidas para a segunda dose foram 194.079, sendo que 128.485 foram utilizadas. Sendo assim, há 65.594 estocadas. Foram recebidas 15.025 vacinas de dose única e 12.457 aplicadas. Diante disso, há 2.568 guardadas.
 
“Isso nos preocupa muito, pois a população quer a vacina no braço. A Prefeitura de Cuiabá precisa agilizar essa vacinação. O cidadão não pode ser prejudicado por um erro estratégico da administração”, afirmou o titular da Pasta.
 
A denúncia foi feita pelo vereador Dilemário Alencar, na manhã desta quarta-feira (18), na Tribuna da Câmara de Cuiabá. “Essa denúncia do vereador Dilemário precisa ser apurada. Ela é gravíssima”, cobrou Gilberto.
 
Até a última terça-feira (17), conforme consta no Painel Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Cuiabá figurava como o município com as maiores taxas de incidência e de mortalidade da Covid-19 no Estado. Com uma população de aproximadamente 612 mil habitantes, o município confirmou mais de 100 mil casos da Covid-19.  
 
“Não está faltando vacina! Os governos Federal e Estadual têm feito um esforço hercúleo para garantir a aquisição e a distribuição dos imunizantes para a população e isso está demonstrado em todos os canais de comunicação oficial e na própria imprensa, que acompanha tudo de perto. Hoje Cuiabá está com mais de 30 mil doses em estoque e com milhares de pessoas querendo vacinar. Isso é inadmissível. Quanto mais tempo a Prefeitura demora em promover a vacinação ampla da população, maior será o impacto econômico e o risco à vida das pessoas”, criticou o secretário.
 
Mato Grosso recebeu, até esta quarta-feira (18), 3.251.460 doses de vacina contra a Covid-19. Deste total, considerando o arredondamento técnico necessário para ajuste volumétrico de 220 doses, foram destinadas 571.746 doses dos imunizantes disponibilizados conforme a resolução da CIB para Cuiabá. O município, no entanto, utilizou somente 79,03% (451.845 doses) dos imunizantes recebidos para aplicação de 1ª e 2ª dose e para dose única.
 
Novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelou que já há indícios da circulação da variante Delta do coronavírus em Cuiabá. Com a presença desta nova variante e o surgimento de novas, existe a possibilidade da elevação de casos e os pesquisadores pontuam que se torna urgente a cobertura vacinal de pelo menos 80% da população elegível.
 
Apesar da tendência de redução no número de óbitos nos meses de maio, junho e julho, houve um aumento de mortes nas duas primeiras semanas de agosto, 48 e 44 óbitos, respectivamente.
 
A Prefeitura de Cuiabá – que é a responsável pela aplicação de vacinas – instalou apenas cinco pontos de vacinação em toda a cidade, sendo que um deles é equipado e gerido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
 
O primeiro posto que funcionava no Centro de Eventos do Pantanal foi fechado. Enquanto isso, há relatos de espera de mais e 1h30 na fila do polo do Sesi Papa, onde funciona o drive-thru.
 
Recentemente, a reportagem apurou com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá sobre o atraso da capital que está vacinando a população de 30 anos, enquanto outras cidades do estado e do país já estão imunizando todos os maiores dos 18. Ainda, o motivo da não aplicação de possíveis doses estocadas para estes grupos etários.
 
A assessoria explicou, então, que Cuiabá está aplicando os imunizantes para o grupo dos 30 porque ainda não recebeu vacinas para o público abaixo desta faixa etária. Ainda assim, ponderou que a população acima de 18 acima já está sendo imunizada com as doses dos faltosos.
 
Por fim, disse que “Não há um grande número de doses estocadas em Cuiabá, o que acontece é um atraso na digitação das doses no sistema do Plano Nacional de Imunização. As doses recebidas são utilizadas na mesma semana do recebimento”.
 
Sobre o recebimento de um número de doses e aplicação de uma quantidade menor, a coordenação da campanha alegou que o índice de abstenção da primeira dose é de cerca de 20% em dias de semana e entre 40% e 50% no sábado. Sobre ampliação dos pontos de imunização, foi explicado que a abertura de novos polos depende da quantidade de vacinas recebidas, insuficientes até então, segundo a assessoria.
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet