Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

23/08/2021 | 08:45

Cuiabano entra para a história como primeiro brasileiro a jogar na linha em uma partida da NFL

Redação TV Mais News

Foto: OlharDireto

 
O mato-grossense e ex-jogador do Cuiabá Arsenal, Durval Queiroz Neto, também conhecido como ‘Duzão’, acaba de entrar para a história como o primeiro jogador brasileiro a jogar na linha, considerada a posição mais importante da linha ofensiva, em uma partida da NFL. Natural de Cuiabá, Duzão assinou contrato em 2019 com uma das equipes mais tradicionais da principal competição do futebol americano no mundo, o Miami Dolphins.
 
A marca histórica foi confirmada pela conta oficial da NFL do Brasil no Instagram. Na postagem, a liga esportiva parabenizou o esforço e dedicação da estrela brasileira e, sobretudo, cuiabana. Na mesma publicação também foi compartilhado um vídeo do jogo que aconteceu neste sábado (21), na Flórida. Na ocasião, Duzão jogou contra a equipe Atlanta Falcons pela pré-temporada da NFL. 
 
O comentarista da ESPN Paulo Antunes esteve no estádio durante a partida e também foi um dos vários internautas que parabenizaram o alcance do atleta mato-grossense e a conquista para o futebol americano brasileiro. “Algo que parecia muito distante virou realidade. Motivo de muito orgulho. Parabéns, Duzão e família”, disse.

 
Antes de ingressar na NFL, Duzão tinha o sonho de trabalhar com gado. Durval já tinha seu caminho traçado. Cresceu na fazenda, numa família de pecuaristas. Fez curso de técnico agrícola e depois se formou engenheiro agrônomo. Mas ele cresceu tanto, tanto, tanto, que virou Duzão e trocou o gado pelo futebol americano. 
 
Em entrevista ao Globo Esporte, em 2019, quando recém havia anunciado a novidade, ele contou que era o mais velho de três irmãos, e foi criado em meio a cavalos, bois, cabritos e tudo mais que envolve Diamantino, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, a 190 km de Cuiabá, onde ele foi criado.
 
“Sempre morei na fazenda, desde que nasci. Fiz curso de técnico agrícola na escola e depois passei na faculdade de Agronomia e me formei. Meu sonho era trabalhar com gado, na fazenda, até que descobri o esporte. Minha família trabalha com gado de corte. Somos uma família de pecuaristas”, contou ele.
 
O primeiro esporte de Duzão foi o judô. Desde pequeno, colecionou medalhas e títulos nacionais. Desenvolveu habilidades importantes que o ajudaram a ter um diferencial entre os sete atletas que passaram pela seleção dos estrangeiros na NFL. Velocidade e flexibilidade para um jogador de defesa, de 150kg.
 
“Lutei judô dos 4 aos 18 anos e cheguei à faixa roxa. Ganhei uns 10 campeonatos brasileiros. O judô me deu disciplina, respeito e, principalmente, a agilidade que tenho hoje. O judô me fez assim. Para conseguir chegar à NFL você tem que ter uma vida disciplinada desde cedo. E tudo isso foi o judô quem me deu. Cair e levantar rápido. Sempre estar pronto para outra. Nos EUA tem muito jogador que lutava wrestling (luta olímpica) antes de jogar futebol americano, e eles valorizam muito essa habilidade”, disse.
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet