Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Brasil

22/09/2021 | 10:27

Anvisa manda recolher lotes interditados da CoronaVac; Mato Grosso recebeu 1,1 mil doses

Redação TV Mais News

Foto: OlharDireto
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento dos 25 lotes da vacina CoronaVac que foram interditados de forma cautelar no início de setembro, por considerar que o envase foi feito em condições insatisfatórias. Mato Grosso recebeu 1.100 doses destas, que foram para a região de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá).
 
No início do mês, a Anvisa foi comunicada pelo Instituto Butantan que o parceiro Sinovac, fabricante da vacina CoronaVac, enviou para o Brasil 25 lotes na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), totalizando 12.113.934 doses.
 
A unidade fabril responsável pelo envase não foi inspecionada e não foi aprovada pela Anvisa na Autorização de Uso Emergencial da referida vacina.
 
Conforme a SES, o lote que veio para Mato Grosso é o L202106038. Estas doses foram distribuídas para a regional de saúde de Rondonópolis e foram descentralizadas para sete municípios da região (Dom Aquino, Itiquira, Juscimeira, São José do Povo, Santo Antônio do Leste, São Pedro da Cipa e Tesouro).
 
Nesta quarta-feira (22), em nova resolução, a Anvisa tomou a decisão de mandar recolher os lotes após a constatação de que os dados apresentados pelo laboratório chinês não comprovam a realização do envase em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação.
 
O Butantan defende que as doses suspensas foram atestadas pelo rigoroso controle de qualidade do instituto.
 
De acordo com a Agência, caberá aos importadores a adoção de todos os procedimentos para o efetivo recolhimento das unidades restantes e remanescentes de todos os lotes interditados cautelarmente.
 
O recolhimento se aplica apenas aos lotes que foram envasados em local não inspecionado pela Agência.
 
A vacina Coronavac permanece autorizada no país e possui relação benefício-risco favorável ao seu uso, desde que produzida nos termos aprovada pela Anvisa.
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet