Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

23/09/2021 | 09:34

Governo de MT contraria Butantan e afirma que não assinou contrato para adquirir 500 mil doses da CoronaVac

Redação TV Mais News

Foto: OlharDireto
 
 
O governo de Mato Grosso emitiu nota, na manhã desta quinta-feira (23), dizendo que não assinou qualquer contrato para a compra de vacinas com o Instituto Butantan. Na quarta-feira (22), o governo de São Paulo fez o anúncio do envio desta quantidade para o estado, alegando que já cumpriu com o acordo feito com a União.
A curta nota confirma que Mato Grosso não assinou contrato junto ao Instituto Butantan para a compra de mais doses de vacina.
 
"O Governo de Mato Grosso esclarece que assinou um protocolo de intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 junto ao Instituto Butantan no início de 2021. A gestão estadual avalia se haverá a necessidade de aquisição futura do imunizante, tendo em vista a disponibilização de vacinas em larga escala pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde", diz trecho da nota.
 
Anúncio
 
Os Governos de Mato Grosso, Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí, firmaram acordo com o Governo de São Paulo e irão receber, no total, 2,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Mato Grosso receberá 500 mil doses. A aquisição direta das vacinas é possível pois o contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde terminou e não foi renovado.
 
No início do evento o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), citou que o governador Mauro Mendes (DEM) não estava presente, mas justificou a ausência e se desculpou. Ele também lembrou que vem a Mato Grosso na sexta-feira (24) e deve se reunir com Mauro. Apesar da ausência do governador de Mato Grosso, ele garantiu que o Estado receberá doses produzidas pelo Butantan.
 
Doria ainda citou que a CoronaVac, produzida também pelo Butantan, foi a vacina mais aplicada no mundo e 100 milhões de doses dela, produzidas em São Paulo, foram entregues ao Plano Nacional de Imunização (PNI) e distribuídas para todos os Estados brasileiros. Ele lembrou que o contrato com o Ministério da Saúde foi cumprido e agora é possível a aquisição direta pelos outros estados.
 
O Estado de Mato Grosso, que estava representado pelo secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, deverá receber 500 mil doses da CoronaVac. O cronograma de entrega ainda está sendo elaborado. O custo será o mesmo cobrado ao Ministério da Saúde, U$ 10,30 por dose.
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet