Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

29/06/2017 | 17:05

Cidinho defende o fortalecimento do INDEA e união para superar a crise

Da Redação

Durante participação no evento Mesa Redonda, 'Cadeia Produtiva da Carne', promovido pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), em Cuiabá, nesta quinta-feira (29.06), o senador Cidinho Santos defendeu a união de produtores, indústria e Governo para fortalecimento do Indea a fim de que o setor se recupere frente ao mercado internacional.
 
"Aqui em Mato Grosso nós temos um problema iminente, tivemos a operação Carne Fraca, delação JBS e o embargo da nossa carne pelos EUA, tudo isso deu uma enfraquecida no setor. Precisamos de uma ação de curto, médio e longo prazo: reabertura dos frigoríficos; tomada de novas medidas pelo Mapa; e o fortalecimento do Indea”, defendeu.
 
Segundo o parlamentar, o Indea é o órgão mais importante nesse contexto e está com falta de recursos até para custeio. “Das 141 unidades que atendem todo o Estado, o governador Pedro Taques anunciou ajuda de R$ 10 milhões para atender 75 delas, já digo aqui: isso não resolve o problema”, alertou.
 
Cidinho defendeu a união dos Governos, entidades representantes do setor e a própria iniciativa privada na solução definitiva da falta de estrutura do Indea (órgão responsável pela fiscalização sanitária).
 
“Penso que os parlamentares deveriam se unir e destinar, inclusive, uma emenda de bancada para somarmos esforços, reestruturar e reerguer o Indea”, disse.
 
VACINAÇÃO - Sobre a crise instaurada no País - em virtude do embargo temporário dos EUA à carne in natura-, Cidinho defendeu a missão de Governo que, estabelece o ano de 2021 como prazo final para erradicação da vacina no rebanho bovino brasileiro.
 
“No cronograma do Mapa, Mato Grosso livre de Febre Aftosa sem vacinação somente em 2021. Se estivermos com nossos protocolos cumpridos e com uma vigilância sanitária eficiente conseguiremos antecipar este cronograma para 2019”, concluiu.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet