Mato Grosso,
Segunda-feira,
6 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

11/10/2021 | 06:35

Várzea Grande investiu 0% de sua arrecadação em saneamento básico, revela pesquisa

Redação TV Mais News


Foto: Olhar Direto

 
O Ranking do Saneamento Básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, coloca Várzea Grande entre as piores cidades em saneamento básico. A pesquisa realizada com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2019 avalia os indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos cem maiores municípios do país. Em 2020, Várzea Grande figurava da 93º posição, passando para a 90º em 2021.

Conforme a pesquisa, Várzea Grande investiu 0% do que foi arrecadado com os serviços. O indicador médio dos municípios equivale a 20,96% da arrecadação em 2019. Como forma do ranking não considerar os números de um ano atípico, o estudo pega a soma dos investimentos nos últimos cinco anos versus a arrecadação nesse período.

Quanto maior for a razão entre investimento e arrecadação, mais investimentos o município está realizando relativamente ao quanto arrecada, de modo que apresenta melhor posição no ranking.

A Cidade Industrial ainda figura entre as 20 piores em saneamento básico há 8 oito anos, de acordo com o Ranking do Saneamento Básico.

Com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 284 mil pessoas, o serviço é realizado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE). O indicador de atendimento total da água é de 97,58%, sendo 97,51% urbano. Com relação ao esgoto, apenas 30,15% da população é atendida. Já o indicador de esgoto tratado por água consumida é de 38,70%.

Os investimentos dos últimos cinco anos e o médio anual por habitante foram de R$0. O DAE também perdeu 53,9 % do seu faturamento, 50,8% de perdas por distribuição e o indicador de perdas volumétricas de 604 ligação-dia 604. A perda é superior ao patamar aceitável de 250L/ligação-dia. 
 
O DAE é fruto da municipalização do serviço, antes ofertado pela Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat). O presidente, Carlos Alberto Simões de Arruda, afirma que o principal objetivo do Departamento é aumentar o volume de água produzido. Ele justifica que Várzea Grande tem crescido mais que as outras cidades do país, dificultando o acompanhamento. 

“O IBGE aponta que as cidades do Brasil crescem 1,6 % por ano. Várzea Grande cresce 4,5,6 até 8% ao ano. É um crescimento muito grande acima da capacidade do município em fazer esse acompanhamento”, diz.

Carlos Alberto afirma que vários fatores influenciam no problema de água de Várzea Grande, como por exemplo a força de trabalho de 300 funcionários para atender toda cidade. Sobre a regularidade de envio de água, o presidente afirmou que isso depende da região.

“Aqui nesse bairro [Jardim Potiguar] é todos os dias. Aqui é um lado privilegiado. Se você for para o lado do Jardim Imperador, 24 horas. Se você for para o Ipase, dia sim, um dia não. Se você for com Costa Verde, dia sim, dois não. Se você for para o 23 de Setembro, onde vai ter a outra estação, é um dia sim, dois não. Então, a intermitência é que mata o sistema de abastecimento. Isso é fruto da falta de água no sistema”, afirma.

Com captação de aproximadamente 800 litros por segundo, o presidente afirma que o volume produzido pelo DAE não é suficiente para atender a população. “Seria se não tivesse as ligações clandestinas e as perdas que a gente tem", explica. 
 
Por fim, ele disse que está fazendo o trabalho da melhor maneira possível e com planejamento para solucionar o problema do volume de água “Vai resolver o problema de água em Várzea Grande? Não vai. Cuiabá não resolveu até hoje e tem 12 anos que está privatizado e com investimento pesado, tudo dinheiro público do BNDES sendo investido. O que temos que fazer? Uma gestão mais austera, mais firme e é isso que estamos fazendo. A gente tem feito acompanhamento diário para poder fazer com que o dinheiro público seja investido da forma que tem que ser feito”, finaliza.




Fonte: OLHAR DIRETO 


 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet