Mato Grosso,
Sexta-feira,
17 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

15/11/2021 | 08:49

Comandante do 9º BPM diz ser favorável a câmeras em PMs para maior transparência e fim de mentiras contadas por presos

Redação TV Mais News

Foto: OlharDireto
 
 
O novo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wanderson da Silva Sá, se posicionou favorável a instalação de câmeras em PMs. Vale lembrar que o governo de Mato Grosso tem estudos avançados nesta questão, que deverá ser apresentado ao Ministério da Justiça. Para ele, isso dará maior transparência ás ações e colocará fim as mentiras contadas por presos, que alegam ser agredidos para tentar se livrar de uma prisão.
 
“É uma questão polêmica. Primeiro, temos que dizer que se houver a decisão, vamos usar e ponto final. Vejo com bons olhos, devido a transparência da Polícia Militar. A primeira coisa que a pessoa presa fala em frente ao juiz, promotor, é que apanhou, inventam essa situação, dizem que foram obrigadas a falar algo. Com a câmera, muitas dessas mentiras vão cair”, pontua o comandante.
 
Wanderson da Silva Sá ainda acrescenta que ele vê a implantação com bons olhos, apesar de ter uma parte da tropa que é contrária as câmeras na farda. “Mas não é nada que não possa ser adequado. Sempre que a tecnologia vem a calhar, é bom”.
 
Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, as câmeras que serão implantadas nas fardas de militares, no Estado, já estão sendo adquiridas. A prática já existe em três estados no país. Bustamante, no entanto, espera que o Ministério da Justiça publique uma portaria regulamentando a utilização do equipamento, pois ainda existem muitas dúvidas.
 
“Por exemplo, onde serão armazenadas essas imagens? Quem terá acesso a elas? Quanto tempo de armazenamento? Em que momento vão ser usadas essas câmeras? É full-time ou apenas durante cumprimento de mandado? Quais forças vão usar essas câmeras? Bombeiro vai usar essas câmeras? [...] Então toda essa discussão está sendo feita a nível nacional, porque nós temos 26 estados, já tem três usando, alguns há mais tempo, feito Rondônia que já está usando há três anos, mas são procedimentos diversos, então daqui a pouco se não organizarmos a gente se perde”, disse.
 
Bustamante também disse que é complicado se espelhar em modelos de outros estados porque são bem distintos. O secretário, porém, afirmou que este processo anda a passos largos, sendo que o Estado já está adquirindo as câmeras. Com relação à adaptação por parte dos militares, Bustamante disse é uma questão de tempo e garantiu que o equipamento servirá para aprimorar o trabalho das forças de segurança.
 
“Muito tempo atrás ninguém queria usar colete, achava pesado, achava ruim, hoje todo mundo usa. A câmera não é um procedimento para punir policiais nem atrapalhar o trabalho da segurança, é simplesmente para dar qualidade ao trabalho do policial. Se verificarmos que muitas vezes são questionadas as ações de polícia, as imagens não serão mais questionadas. E eu acredito muito qualidade dos nossos profissionais. [...] Policial não discute muito se vai querer, mas se tiver uma determinação para usar vai usar”.
 
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet