Mato Grosso,
Terça-feira,
14 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

08/12/2021 | 08:03

Raio mata quinze animais de rebanho bovino em assentamento em Mato Grosso

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
Quinze animais de um rebanho bovino morreram no último domingo (5) após a queda de um raio que foi registrada em um sítio do assentamento Ema, no município de Alto Paraguai (218 km de Cuiabá). Esta não é a primeira vez que a propriedade registra descargas elétricas, porém, é a primeia em que animais morreram. Segundo a Energisa, a incidência de raios em Mato Grosso neste ano teve um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado.
 
De acordo com Rosângela Ferreira da Silva, filha do proprietário do sítio, os pais estavam na propriedade no momento em que a descarga elétrica atingiu o rebanho. A mãe enviou um áudio para ela informando sobre o acontecido. 
 
“[Eles] estavam muito tristes pois conseguiram tudo com muito esforço e trabalho”, declarou Rosângela, ao comentar a situação atravessada pelos pais com a perda do seu rebanho. “Ficaram assustados, já é a segunda vez que cai raio lá, mas a primeira vez não aconteceu de morrer gados”. 
 
Imagens registradas pelos pais de Rosângela mostraram os animais caídos, mortos, no pasto após a queda do raio. 
 
Incidência de raios
 
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, de janeiro a novembro deste ano, foram registrados mais de 14,9 milhões de raios em Mato Grosso. Número que é 53,6% em relação ao ano passado. Para se ter uma ideia, em 2020, nesse mesmo período, foram contabilizadas 9,7 milhões de descargas elétricas.
 
O sistema de monitoramento climático dá apoio a operação da Energisa em Mato Grosso. As regiões norte e sul do estado foram as mais impactadas nesse período. Mesmo local onde estão as regionais de Sinop e Rondonópolis da Energisa, que atendem mais de 500 mil unidades consumidoras, o que equivale 36% dos clientes de todo o estado.
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet