Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

13/12/2021 | 07:16

Fantástico mostra que exigência de guia no Circuito das Cachoeiras foi derrubada 13 dias antes da morte de estudante

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
O Fantástico, programa da TV Globo, deste domingo trouxe destaque para a morte do estudante Daniel Hiarle Arruda de Oliveira, 14 anos, durante passeio escolar no Circuito das Cachoeiras no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na segunda-feira (06). Conforme o dominical, o passeio foi feito sem guia de turismo, como confirmou a direção da Escola Estadual Professor Welcio Mesquita de Oliveira, em Cuiabá (assista aqui).
 
Conforme o programa, desde o dia 23 de novembro, os passeios podem ser feitos sem um profissional, de acordo com uma portaria do Ministério do Meio Ambiente.
 
O passeio contou com um grupo de 72 alunos, cinco professores e um inspetor escolar. Durante a expedição, no entanto, outros dois menores também desapareceram e foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros.
 
Daniel foi encontrado morto na cachoeira, a 3 metros de profundidade, após 5 horas de busca. A ausência dos estudantes só foi notada na hora de ir embora, quando o grupo estava no ônibus e uma chamada foi realizada.
 
Por meio de nota, o ICMBio, responsável pela administração do parque, disse que as trilhas contam com estruturação adequada, com sinalização no local e indicações de acesso e, por isso, a visitação autoguiada é permitida em algumas dessas trilhas da Unidade de Conservação.
 
O instituto ainda garantiu que a escola seguiu a recomendação de um professor para cada dez estudantes. Já a escola afirmou que a recomendação era de um profissional para cada 15 alunos.
 
O Fantástico questionou se havia professores suficientes para monitorar todos os alunos, já que, no passeio da escola Professor Welcio, a proporção era de um responsável para doze alunos. Além disso, placa informativa na cachoeira aponta que a capacidade máxima no local é de 26 pessoas.
 
A reportagem contou com o depoimento de bombeiros que atuaram nas buscas do menor. A mãe de Daniel, Joceli Mara Rodrigues de Oliveira, também foi ouvida.
 
“Não esperava que passaria por uma coisa dessa. Vai aparecer o culpado e a verdade, vai aparecer”, disse, bastante emocionada.
 
O delegado Alexandre da Silva Nazareth, responsável pelo caso, afirmou que testemunhas já foram ouvidas e que investiga a possibilidade de Daniel ter pulado na cachoeira e se machucado em uma “queda acidental”. A investigação, segundo Alexandre, busca identificar o responsável pela morte do adolescente.
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet