Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

14/12/2021 | 05:44 - Atualizada em 16/12/2021 | 15:38

Secretaria investiga supostos casos de assédio moral e psicológico no Museu de Arte Sacra

Redação TV Mais News

Foto: Secel-MT
 
 
A chefia do Museu de Arte Sacra, comandada por V.L.R., está sendo denunciada por servidores efetivos, ex-funcionárias, colaboradores e estagiários por supostos atos de assédio moral durante o expediente de trabalho. Comissão Especial foi montada pela Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel – MT), com objetivo de apurar as ocorrências da Entidade Parceira e já está ouvindo os depoimentos dos envolvidos.
 
Portaria que foi montada no dia 22 de julho e publicada no Diário Oficial de MT no dia 24 do mesmo mês deste ano, constituiu-se com objetivo de apurar as ocorrências contidas em dois processos oriundos da Ouvidoria de SECEL, que relataram ocorrências de assédio moral e psicológico por parte dos dirigentes da entidade.
 
Para apurar os fatos, a pasta montou uma comissão que tem colhido depoimentos dos envolvidos nos casos de assédio. Uma fonte contou à reportagem que foi intimada para depor na sede da Secel. Foi informado também que alguns funcionários tiveram que depor ao Ministério Público.
 
Conforme a denúncia feita por uma ex-funcionária do Museu, os casos de abuso e assédio moral no ambiente de trabalho são constantes, sem discriminação de cargo e, consequentemente, atrapalham todo desenrolar do expediente.
 
“Inclusive vários funcionários do museu, eu também, fomos chamados para depor, fomos intimados. Eu mesmo já sai do museu justamente por conta de assédio moral, abuso psicológico vindo da chefia, não consegui me manter lá”, relatou.
 
De acordo com a fonte, a chefe da gestão chegou a recolher em sua própria bolsa, os aparelhos de celular dos profissionais durante uma reunião em que seria apresentado o novo modelo de trabalho do museu. Não bastasse as imposições, ainda foi explanado sobre ligações de madrugada, fora do horário comercial, para tratar de funções do trabalho.
 
Após diversas denúncias sobre os casos de assédio e a consequente abertura de comissão para investigar os fatos, a chefe começou a coagir alguns funcionários que iriam à secretaria para depor, com intuito de abafar as acusações.
 
Outro lado
 
A secretaria informou que a portaria que institui a Comissão Especial para apurar as ocorrências Museu de Arte Sacra prevê que o processo tramita em sigilo.  

NOTA DE POSICIONAMENTO

Sobre as denúncias contra a chefia do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, por supostos atos de assédio moral durante o expediente de trabalho, a direção do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso esclarece que está ciente da Comissão Especial, que foi montada pela Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel-MT), com objetivo de apurar ocorrências, mas que não pode se pronunciar sobre o caso, pois o processo tramita em sigilo. A direção também afirma que está à disposição da Comissão Especial para eventuais esclarecimentos.
 
 
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet