Mato Grosso,
Segunda-feira,
13 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

23/12/2021 | 07:28

Após indicar reajuste, Arsec diz que apenas o Executivo pode decidir sobre aumento da tarifa do transporte coletivo em Cuiabá

Redação TV Mais News

Foto: OlharDireto
 

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) disse, nesta quarta-feira (22), que, apesar de ser responsável por avaliar a necessidade, a decisão de aumentar ou não a tarifa do transporte coletivo compete ao Poder Executivo. A afirmação ocorreu após um procedimento de revisão feito pela Agência indicar um reajuste na tarifa para o ano de 2022. 
 
De acordo com o texto, o procedimento aconteceu de forma extraordinária, em decorrência da pandemia da Covid-19. A Arsec explicou, porém, que qualquer decisão quanto ao aumento da tarifa do transporte coletivo compete ao Poder Executivo. 
 
Conforme nota, qualquer alteração que possa alterar o valor cobrado do usuário, é uma decisão que pertence à administração superior. Isto porque, segundo a Arsec, a agência apenas analisa a necessidade de reajuste na tarifa de acordo com a oportunidade e a conveniência.
 
No esclarecimento, foi dito ainda que a realização de um procedimento de revisão pela Arsec não implica, necessariamente, no aumento no valor da tarifa cobrada dos usuários do sistema. Segundo a agência, sua competência é apurar a tarifa técnica, ou seja, o valor necessário para a remuneração do sistema de transporte. 
 
Por fim, enfatizou, mais uma vez, que quem decide a tarifa pública, que poderá ser cobrada do usuário, é o Poder Executivo. Além disso, esclareceu que quando um reajuste ou revisão tarifária é feito pela empresa, nem sempre esse valor é repassado ao consumidor.
 
Leia a nota na íntegra (CLIQUE AQUI)
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet