Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Tecnologia

28/12/2021 | 08:38

Algoritmo do TikTok é feito para te prender; entenda

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 

Existem quatro objetivos principais para o algoritmo do TikTok: “valor do usuário”, “valor do usuário de longo prazo”, “valor do criador” e “valor da plataforma”. A lista consta de um documento intitulado “TikTok Algo 101,” produzido pela equipe de engenharia do TikTok em Pequim. 
 
O teor tem caráter revelador sobre como o mais bem-sucedido aplicativo de vídeos construiu um produto tão divertido e, na visão de alguns, viciante. 
 
Uma porta-voz da empresa, Hilary McQuaide, confirmou a autenticidade do texto e disse que ele foi escrito para explicar aos funcionários não especializados como o algoritmo funciona.
 
O documento oferece um novo nível de detalhes sobre o aplicativo, fornecendo revelações tanto do ponto de vista matemático quanto do entendimento da empresa sobre a natureza humana que ajudam a explicar por que é tão difícil deixar de usá-lo.
 
O documento também revela detalhes da conexão da empresa com sua controladora chinesa, a ByteDance, no momento em que o Departamento de Comércio dos EUA prepara um relatório que avalia se o TikTok representa um risco de segurança aos Estados Unidos.
 
O TikTok compartilhou publicamente as linhas gerais de seu sistema de recomendação, dizendo que ele leva em consideração fatores que incluem curtidas e comentários, bem como informações de vídeo como legendas, sons e hashtags. 
 
Já o documento mostra que para alcançar a meta de acréscimo diário de usuários, utiliza dois parâmetros: retenção e tempo gasto. O aplicativo quer manter o usuário o máximo de tempo possível por lá. 
 
Para Guillaume Chaslot, fundador do grupo Algo Transparency, sediado em Paris, o sistema indica que o tempo gasto é fator chave. Segundo ele, o algoritmo tenta fazer com que as pessoas fiquem viciadas, no lugar de dar o que elas realmente querem. O grupo estudou o sistema de recomendações do YouTube.
 
O documento oferece uma equação aproximada de como os vídeos são pontuados, em que uma previsão impulsionada pelo aprendizado de máquina e o comportamento real do usuário são somados para cada um dos três parâmetros: curtidas, comentários e tempo de reprodução, bem como uma indicação de que o vídeo foi exibido.
 
Alguns analistas americanos veem o TikTok como uma ameaça profunda; outros veem a preocupação como um tipo de pânico sem noção.
 
Algo como o temor que americanos próximos da meia-idade sentiram quando seus pais os alertaram para o risco de nunca conseguir trabalho caso postassem detalhes de suas vidas nas redes sociais. Afinal, muitos outros produtos, de redes sociais a bancos e cartões de crédito, coletam dados ainda mais precisos a respeito de seus usuários.
 
 
 
Fonte: IGTECNOLOGIA


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet