Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

10/01/2022 | 07:27

Gilberto diz que SES planeja reabertura de UTIs, mas só se tiver ‘caos total’ poderá pensar em Centro de Triagem

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que, diante do aumento de casos de Covid-19 e também do surgimento da ‘Flurona’, coinfecção entre Covid e Influenza, o Governo já planeja uma possível reabertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria para “acudir” a população. No entanto, a reabertura do Centro de Triagem, com estratégia de testagem, só poderá ser pensada se Mato Grosso chegar a um “caos total”.
 
Gilberto argumentou que este primeiro atendimento é de responsabilidade do poder municipal, e que o Governo avisou antes que ira fechar o Centro de Triagem, para que o município se preparasse. “Não é atribuição do governo do Estado sequer fazer essa triagem e fazer os testes. O Governo do Estado atuou desde o primeiro momento provendo e auxiliando municípios com recursos, com medicamentos, com testes, para que eles pudessem fazer o que é obrigação. O que aconteceu na baixada cuiabana foi a ausência do poder público municipal em fazer a sua obrigação”, argumentou o secretário, durante entrevista à TV Mais, afiliada da TV Cultura em Cuiabá.
 
“A princípio não há esse planejamento [de reabrir o Centro de Triagem], agora, se chegarmos num caos geral, vamos analisar. Mas nós não vamos antecipar nesse momento porque continuamos cobrando e querendo que o município tenha suas unidades básicas de saúde e faça esses serviços. Cabe ao Governo do Estado auxiliar nos casos graves, nos leitos de UTI que nós estruturamos também ao longo da pandemia”, completou.
 
Gilberto lembrou que o número de leitos foi reduzido após a queda na taxa de ocupação, para que o Governo não continuasse remunerando espaços vazios. “Mas se houver um agravamento, e nós já estamos fazendo planejamento para isso, muito provavelmente vamos ter que ampliar leitos de UTI, vamos ter que ampliar leitos de enfermaria para acudir a população”, garantiu.
 
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet