Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

12/11/2017 | 10:32

Orla do Porto recebe 2º Encontro Mato-grossense de Carros Antigos

Da Redação

Orla do Porto recebe 2º Encontro Mato-grossense de Carros Antigos

Foto: Assessoria

Atrair a família cuiabana para uma das paixões brasileiras mais antigas e proporcionar momentos de lazer prazerosos na Orla do Porto. O 2º Encontro Mato-grossense de Carros Antigos vai promover dois dias intensos com uma exposição de carros antigos que vai reunir quase 200 veículos. Atravessando as décadas de 20 em direção aos anos 70, clássicos que percorreram as ruas do país estarão à mostra para toda a população conhecer, relembrar e fotografar. O evento gratuito acontece nos dias 18 e 19 de novembro e é feito em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

“O amor por carros é inerente ao brasileiro. Crianças crescem colecionando miniaturas e brincando com seus amigos, à medida que adultos partilham da mesma paixão e chegam até a colecionar alguns modelos. E o automobilismo carrega em si uma parte da história de uma nação, assim como acontece no Brasil. Alguns veículos testemunharam momentos emblemáticos da nossa trajetória política, além de fazer parte do crescimento do país. Cada era possui seus modelos peculiares, favoritos e emblemáticos e é por isso que esta parceria visa proporcionar essa prazerosa viagem no tempo. Os visitantes poderão estar em contato com um passado que tem tudo a ver com o nosso presente e que representa momentos fundamentais da nossa jornada como povo brasileiro”, afirmou o vice-prefeito Niuan Ribeiro.


Muito mais que meios de locomoção, os carros fazem parte da construção social do mundo. Alguns modelos históricos se imortalizaram por seu impacto cultural, seja através do cinema – como o emblemático Aston Martin DB5 usado pelo agente secreto James Bond – ou até mesmo pela música, como o popular Calhambeque – cantarolado por Roberto Carlos em uma de suas canções mais famosas. Para Robson Garcia, presidente da Sportsmotor Clube do Automóvel e um dos organizadores do evento ao lado do vice-presidente da mesma associação, Dário Tavares, a iniciativa é uma celebração ao automobilismo, que vai reunir colecionadores de todo o Estado que querem envolver a comunidade cuiabana na historicidade dos veículos antigos.


“O objetivo é trazer uma oportunidade de lazer diferente, permitindo que crianças, jovens, adultos e idosos se envolvam com essa extensa linha do tempo que se cruza com alguns dos fatos mais relevantes do nosso país. Os carros antigos representam a Revolução Industrial e a forma como ela foi absorvida e tratada em nosso país e estaremos na Orla do Porto oferecendo dois dias inteiros de lazer que vão muito mais além que a exposição, englobando também shows de rock, um painel interativo para fotos, além de uma praça de alimentação com diversos food trucks”, comentou Garcia.


Com a expectativa de receber 15 mil pessoas em dois dias de evento, o 2º Encontro vai contar também com uma feira de artesanato. O objetivo é tornar a experiência bem acessível para todos os públicos, garantindo a presença maciça de admiradores de carros antigos, bem como de seus familiares – conforme também valoriza um dos cartões postais da Capital.


“O fascínio por veículos clássicos existe, sendo uma atração natural para todos, inclusive aqueles que não partilham de uma latente paixão pelo automobilismo. Isso simboliza o impacto que exposições como essa geram na população. E nós queremos partilhar a história que estes quase 200 carros têm para contar, compartilhando seu valor social e biográfico, alimentando também esse sentimento saudosista e curioso que cada um destes modelos carrega. Traremos também o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Roberto Suga, que contribuirá ainda mais para esse momento tão especial de lazer gratuito”, concluiu Luis Henrique, presidente do Clube do Carro Antigo de Cuiabá e organizador do evento. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet