Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

15/11/2017 | 13:05

Parceria com estudantes de odontologia leva serviços de saúde bucal às crianças do Pedra 90

Da Redação

Parceria com estudantes de odontologia leva serviços de saúde bucal às crianças do Pedra 90

Foto: Assessoria

Mais de 300 alunos da Escola Municipal Professor Zeferino Leite de Oliveira, no bairro Pedra 90, receberam durante a tarde desta terça-feira (14), o projeto de Atenção à Saúde Bucal, que atende crianças entre 5 a 7 anos. As crianças assistiram a palestra educativa de ‘cuidados com os dentes de leite’, foram orientadas com técnicas de escovação e participaram de atividades recreativas. Além dos serviços, a equipe distribuiu kits de higiene bucal. A ação acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e as alunas do 1º semestre de odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

“A parceria entre o poder público e setor privado é de extrema importância para um bom desenvolvimento da sociedade, principalmente na área da saúde, que é sempre tão carente. Atualmente, sabemos que o Brasil tem um alto índice de crianças, nessa faixa etária, com problemas de cáries, entre outras doenças bucais. Como gestores públicos, temos o dever de ter esse olhar sensível e abraçar as oportunidades de parceria como esta, que oportunizam mais dignidade à nossa população”, destacou o vice-prefeito Niuan Ribeiro, que também agradeceu o interesse e empenho das alunas com as crianças da comunidade do Pedra 90.

“Parabenizo a iniciativa delas em escolher essas crianças para receberem estes serviços . Isso mostra um amor, não só pela profissão, mas por pessoas, pelo ser humano. Espero que o projeto continue e juntos consigamos atender mais comunidades e até ampliar a faixa etária de idade. O município sempre estará aberto para essas parcerias, que abraçam os mais necessitados”, observou Niuan.

Uma das idealizadoras do projeto, Stefany Leal acredita que são ações como esta que fazem a diferença na vida das crianças, pois elas estão em uma fase de formação onde tudo é melhor aprendido. “Essa faixa etária de idade que estamos atendendo hoje é uma das melhores para se fixar os aprendizados. Com um trabalho contínuo de cuidados com a saúde bucal, isso se torna hábito e elas adquirem uma dentição saudável na vida adulta”, disse Leal.

Ainda segundo a estudante, os cuidados com os dentes decíduos, mais conhecidos como dentes de leite, que nascem por volta dos seis meses de idade da criança e são trocados a partir dos 10 anos, dependendo de cada desenvolvimento, são tão importantes quanto os cuidados com os permanentes. “São eles os responsáveis pela adequação dos espaços na gengiva para os permanentes irromperem com posicionamento correto, evitando a má formação. Bem cuidados, ajudam na digestão dos alimentos e criam um ambiente saudável para os dentes permanentes, contribuindo para a saúde da criança,” explicou.

A professora da rede municipal de ensino, Mara Feitosa, avaliou a iniciativa como um grande passo para a construção de uma nova realidade na vida das crianças. Lecionando há 4 anos, Mara contou que no cotidiano a maioria não tem o hábito de uma boa higiene bucal. “Recebendo as orientações, a partir de atividades recreativas, palestras, aos poucos elas vão compreendendo a importância de um sorriso cuidado e também se tornam disseminadoras dos bons hábitos para os demais familiares,” analisou Mara.

Além do projeto nas escolas, a Univag conta com uma Clínica Odontológica que presta atendimento gratuito à população. A Clínica fica localizada no Campus da Universidade, na Avenida Dom Orlando Chaves, 2655 — Cristo Rei, Várzea Grande. Mais informações pelo número 3688–6000.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet