Mato Grosso,
Terça-feira,
14 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

09/03/2022 | 08:54

Cuiabá cita prudência e mantém uso de máscaras

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), decidiu manter, por mais alguns dias, a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção à Covid-19 nos ambientes fechados. Nos ambientes abertos, o uso já é facultativo a cada cidadão.
 
Ontem, o Governo do Estado revogou o decreto do uso da máscara em qualquer ambiente. Todavia, cabe aos prefeitos decidirem de acordo com a realidade de cada município.
 
Em live nesta terça-feira, o gestor municipal destacou que os números da Covid-19 e da vacinação são positivos. As taxas de contaminação e de internação veem caindo nas últimas semanas. 
 
Contudo, Emanuel Pinheiro colocou que vem agindo com prudência desde o início da pandemia. “Desde começo desse pesadelo que foi a pandemia que dilacerou muitas família, sempre tenho pautado pela prudência, priorizando a saúde e a vida das pessoas. Às vezes, tomo decisões que não queria tomar, mas pela responsabilidade do cargo que a mim muito me honra, sempre tomo decisões pautados pela Organização Mundial de Saúde e técnicos do Comitê que acompanham a pandemia em Cuiabá”, explicou Emanuel Pinheiro.
 
Emanuel colocou que Cuiabá já aplicou 1,1 milhão de doses de vacina contra a Covid. Em relação a população acima de 18 anos, mais de 90% já tomou duas doses dos imunizantes.
 
Índices de adolescentes e crianças também têm avançado de maneira significativa. Sobre a taxa de infecção, que subiu muito com a variante Ômicron no início do ano, o prefeito citou que os casos confirmados estão caindo bastante.
 
Hoje, a ocupação de leitos de UTI da rede pública está em 25% e da pediátrica, 20% A taxa de ocupação de enfermaria está em 60% e não há nenhuma criança internada em enfermaria. “Os números são altamente satisfatórios, mas não permitem retirar as máscaras”, ponderou o prefeito.
 
Porém, Emanuel colocou que a decisão deve ser revista dentro de poucos dias. “Eu me comprometo que, mantendo esses números, em questão de dias, vou deixar a máscara de forma facultativa e deixar que a população faça os cuidados”, frisou, ao acrescentar que "números estão muito bons, é questão de dias. É aquele ditado: “prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém”.
 
 
 
 
 
Fonte: FOLHAMAX


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet