Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

03/04/2022 | 22:10

Idosos do Abrigo Bom Jesus precisam de doações

Efeitos da pandemia da covid-19 se prolongam e fundação depende ainda mais do apoio da sociedade para cuidar de quase 90 idosos

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
Com 80 anos de atividade, a Fundação Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá passou por um momento difícil durante a pandemia da covid-19. E agora, com o quadro viral mais ameno, os efeitos ainda se prolongam, uma vez que a rotina de doações não foi retomada. Atualmente, o local precisa de ajuda com fraldas geriátricas, carnes e também produtos de limpeza.
 
“Utilizamos 5 mil fraldas por mês, a depender do clima. Agora, nesses dias frios, o consumo diário pode aumentar um pouco”, informa o presidente, José Gonçalves Duarte. Atualmente, 87 idosos estão acolhidos no Abrigo.
 
No quesito refeição, a proteína animal é algo que também é mais que bem-vindo. As doações acontecem, mas o Abrigo normalmente precisa comprar. Para este final de semana, por exemplo, o local onde são feitas as compras de carne doou o catuni para o ensopado feito neste sábado (2) de temperaturas baixas.
 
Os materiais de limpeza, como sabão, detergente, também podem ser doados porque são gastos muitos produtos diariamente com a manutenção do grande espaço.
 
“A Fundação é uma instituição da sociedade brasileira, não tem religião e não tem partido político, e precisa de apoio. Sempre que precisamos, a sociedade nos ajuda”, afirma José.
 
O presidente reforça que a necessidade de ajuda é constante e quem quiser acompanhar pode entrar em contato com a instituição para ver o que mais é necessário.
 
As doações podem ser entregues no abrigo, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá. O atendimento aos doadores é feito de segunda-feira a domingo, das 6h às 18h. Quem preferir pode também fazer uma transferência bancária via PIX: 03.483.351/0001-99
 
A covid-19 no Abrigo
 
Em pouco mais de dois ano de pandemia, José lembra que por um ano e 5 meses, nenhum caso tinha sido confirmado no Abrigo até que, em agosto do ano passado, aconteceu um surto.
 
No total, 51 idosos tiveram resultado positivo, sendo que 10 precisaram ser hospitalizados e 3, que tinham comorbidades, faleceram.
 
“Eu ainda lembro de 31 de agosto, essa parte aqui (aponta para uma área de quartos) ficava isolada e os positivados eram trazidos para cá, ficávamos em monitoramento constante”, relata com os olhos marejados.
Retoma dos voluntários
 
Após dois anos de pandemia e suspensão das atividades com grupos de voluntários, o Abrigo Bom Jesus tem retomado, gradativamente, essas atividades, observando alguns cuidados, como uso de máscaras.
 
As visitas acontecem com um número bem reduzido de participantes, mas José espera ansioso que tudo se normalize.
 
“Antes, tínhamos grupos todos os dias. Agora estão voltando aos poucos, isso é importante para a interação com e dos idosos”, reforça.
 
 
 
Fonte: OLIVRE

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet