Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

21/11/2017 | 11:21

Secretaria lança 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Da Redação

Secretaria lança 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá lança no dia 22, das 8h às 11h, no auditório do Instituto PROASPI, a 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O instrumento estratégico que foi planejado e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, será usado para melhoria na qualificação e organização do processo de trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária. Ela também contribuirá para a adequação do fluxo de atendimento dentro da perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo mapeamento da SMS, em 2022 a Capital possuirá cerca de 70 mil idosos com 60 anos ou mais. Diante dessa perspectiva, nesta fase de implantação, 54% dessa população, ou seja, 35 mil pessoas já serão beneficiadas com a caderneta. Por meio dela, serão possíveis registros e o acompanhamento de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, condições de saúde e hábitos de vida do idoso, bem como a identificação de suas vulnerabilidades e oferta de orientações para o autocuidado desse público. As informações serão acompanhadas rotineiramente por um prazo de cinco anos.

Para a secretária municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, a caderneta será um instrumento valioso que auxiliará no processo de humanização dos serviços.  “Ela permitirá a identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização, possibilitando aos profissionais de Saúde o planejamento, organização das ações e um melhor acompanhamento do estado dessa população. Já para os idosos será um utensílio de cidadania, onde terão em mãos, informações relevantes para o melhor acompanhamento de sua saúde. Ou seja, é um ganho que fortalecerá os processos de cuidados a esse público que precisa de uma atenção especial”, frisou a gestora.

Na semana passada, mais de 150 profissionais foram capacitados para atuarem com a 3ª Edição da caderneta. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a participação de enfermeiros chefes de 94 Unidades Básicas de Saúde, representantes da Saúde Bucal da Atenção Básica, de abrigos, conselhos e demais entidades de classe que defendem políticas públicas para as pessoas idosas.

Segundo a responsável técnica do Programa de Saúde da Pessoa Idosa do Município, Virgínia Conceição Moraes, o foco da capacitação esteve em demonstrar como a caderneta irá auxiliar equipes da saúde e os próprios idosos no manejo, cuidados e prevenção em saúde.

“Será um livro de bordo do idoso, composto por informações essênciais para um bom atendimento nas unidades de saúde. Nosso objetivo na capacitação foi empoderar o trabalhador com as informações contidas no livro, demonstrando que tão importante quanto tratar a doença é também prevenir para que elas não aconteçam”, completou Virgínia.

(Com assessoria)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet