Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

02/05/2022 | 08:15

Acesso ao Ensino Superior ainda é um desafio para os Brasileiros

Redação TV Mais News

Acesso ao Ensino Superior ainda é um desafio para os Brasileiros

Foto: Reprodução

Embora existam mecanismos, falta de informação e a rotina agitada dificultam que alunos do ensino médio consigam acesso à formação. Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite que milhares de estudantes realizem o sonho de entrar em faculdades e universidades pelo país. Para muitos a prova representa, além da formação, a oportunidade de mudança de vida.
Contudo, há um grupo que se tornou mais numeroso nos últimos anos: aqueles que nem chegaram a se inscrever no Enem. Porta de entrada para o ensino superior brasileiro, o Enem acontece no mês de novembro e desde que começou em 2005, o exame não tinha um número tão baixo de inscrições quanto a edição do ano passado. O total de candidatos que fizeram a prova em 2021 - cerca de 3,4 milhões - é quase metade do que o Ministério da Educação (MEC) esperava de inscritos. Em relação a 2020, houve redução de 41% no total de inscrições. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no ano de 2020, o número de analfabetos brasileiros é de 11 milhões, o que reflete diretamente no acesso ao Ensino Superior, e consequentemente, na qualidade de ensino do país, provocando uma extensa lacuna de exclusão social. 
A queda é maior entre os candidatos que já haviam concluído o ensino médio. E devido a desigualdade social, racial e regional, excluiu ainda mais pessoas pretas, pardas e indígenas. O corte na gratuidade para quem faltou no ano passado afastou ainda estudantes pobres que não conseguiram pagar a taxa de R$85 para participar. O ensino remoto ruim, em meio à pandemia, desmotivou os estudantes que buscam alternativas para recuperarem o tempo perdido. Após a pandemia, cursinhos com foco no Enem e nos vestibulares voltaram a entrar em cena, e podem em partes, ajudar a solucionar esse problema.
Quem quer ser aluno nota 1000 no Enem, passar nos principais vestibulares e ingressar na nova etapa acadêmica, precisa de uma preparação diferenciada, focada em provas que exigem alto nível de conhecimento dos candidatos. Os melhores cursos são pensados de modo que a serem uma espécie de intensivão, para preparar os alunos para o ENEM e provas de vestibulares diversas. 
Em Barra do Garças e região, o Curso Preparatório Cathedral se destaca e oferece o que há de melhor no ensino, com material moderno e interativo, além dos melhores professores da região. O público alvo dessa modalidade, são estudantes do Ensino Médio que irão participar de provas ainda este ano ou nos anos seguintes. 
O curso contempla as áreas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio: Redação, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza.
“Quando o foco é o Enem, o professor tem que preparar o aluno para que ele mostre certas habilidades que são cobradas na prova. Elas passam pela capacidade de construção, raciocínio e elaboração, de forma que o aluno tem de ser estimulado a fazer parte do processo do aprendizado”, destaca Vera Macedo (diretora do Colégio Cathedral).
O foco principal do cursinho é ajudar os alunos a encontrar seus nomes na lista de aprovados. O cursinho exige maturidade e o Curso Preparatório Cathedral oferece estrutura e conteúdo com material moderno e interativo, além dos melhores professores da região, mas é claro que na hora da prova, será somente o aluno e a avaliação, portanto é preciso estar preparado.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet