Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

15/05/2022 | 23:38

“Ela foi enterrada em um lixão”, diz irmão de cantora e ativista

Edson Santana é irmão de Hend Simone, que faleceu nesta semana vítima de infarto

Redação TV Mais News


Foto: Reprodução

O barbeiro e músico Edson Santana Junior não se conforma com a situação vivida pela família na despedida de sua irmã, a cantora e ativista Hend Simone, que morreu na quarta-feira (11) em Cuiabá, aos 30 anos.

O sepultamento de Hend foi realizado no Cemitério Municipal São Gonçalo, que está em completo abandono. "Minha irmã foi enterrada num lixão", revolta-se.

Mato alto, construções inacabadas, forte odor e túmulos abertos transformaram o que deveria ser a última despedida e homenagem à cantora em uma cena de “horror”, de acordo com Edson.

Em entrevista ao MidiaNews, o irmão relata que todos foram surpreendidos com a situação do cemitério e só descobriram o abandono do local no momento de realizar o enterro, que ocorreu na manhã da quinta-feira (12).

O descaso, segundo o irmão, deixou a família ainda mais abalada do que já estavam com a perda precoce de Hend. Emocionado, Edson chegou a chorar ao dizer que a irmã foi enterrada em um lixão.

“Minha mãe, quando viu, ficou arrasada. Meu pai também falou: ‘Minha filha vai ser enterrada em um lixão’; todos os amigos que estavam lá não sabiam daquela situação”, explica.

Ele conta que o planejamento inicial era que Hend fosse sepultada em um jazigo da família de seu pai. No entanto, o caixão especial da cantora, que era obesa, não caberia no local. Então, foi sugerido que os familiares realizassem um sepultamento temporário no cemitério da Prefeitura para, posteriormente, levar o corpo ao jazigo de destino.

“Na correria de preparar o velório para que as coisas saíssem da melhor forma possível para ela, não chegamos de ir ver o cemitério; a gente só aceitou a proposta do pessoal do cartório”, explica.

Após o choque inicial, os familiares precisaram seguir com a cerimônia, pois não havia outro lugar para levar o corpo. No entanto, Edson afirma que o abandono não eram apenas com os falecidos, mas também com os funcionários.

O músico relata que uma de suas familiares foi tentar usar o banheiro e encontrou uma construção inacabada. A área, segundo os funcionários, nunca foi terminada e, por isso, eles precisavam trabalhar sem os sanitários.

A madrasta de seu outro irmão fez filmagens do local e chegou a ser questionada por um suposto administrador do cemitério, que perguntou o motivo de ela estar registrando imagens do banheiro.

A cena do sepultamento da irmã deixou o músico sem dormir, pois ele conta que não conseguia parar de pensar que havia deixado Hend para descansar em um local como aquele, descuidado e abandonado.

“Você imagina que vai levar seu parente, seu ente querido, para um lugar de descanso, só que você se depara com aquela situação e já fica horrorizado”, lamenta.

“Fui eu que fiz toda a correria para fazer as coisas certas e na quinta-feira fiquei com aquilo na cabeça, porque minha irmã está lá no meio daquele mato, daquela sujeira”, afirma.

Muito ligado à irmã desde sempre, Edson foi um dos principais incentivadores da carreira musical de Hend e com ela compartilhou momentos inesquecíveis.

Sua partida o fez sentir muito, mas, ao mesmo tempo, ele espera que o descaso revelado pelo enterro da irmã possa fazer a Prefeitura agir para dar mais dignidade às famílias e às pessoas enterradas no cemitério.

“O prefeito da nossa cidade [Emanuel Pinheiro] dá uma nota de pesar e me dá isso para poder enterrar a minha irmã. E acredito que não seja só ali. Outros cemitérios que são da Prefeitura devem ser da mesma forma”.




Fonte: MIDIANEWS

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet