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Notícias / Cidades

18/05/2022 | 19:22

Sobrevivente relembra turbulências e acusa descaso de empresa

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
Sobrevivente do acidente que matou 8 pessoas na BR-163, Kely Eronides da Silva da Cruz, 37 anos, relembrou as dificuldades enfrentadas durante a viagem e apontou descaso por parte da empresa Expresso Itamarati, responsável pelo ônibus.
 
Ao portal , a sobrevivente contou que saiu de Cuiabá com destino a Sinop na noite de segunda-feira (16). Contudo, por volta das 2h30 de terça-feira (17), o veículo parou de funcionar após a mangueira do radiador estourar.
 
À reportagem, a mulher disse que todos aguardaram no local até o amanhecer. Neste ínterim, o motorista do ônibus teria ficado estressado com a situação ao tentar contato com a empresa em busca de uma solução.
 
Já por volta das 7h, ônibus da Verde Transportes passou pelo local e levou os passageiros até um ponto de apoio na cidade de Lucas do Rio Verde. Kely relembra que além dela e sua filha de 10 anos, havia outros 26 passageiros - fora as crianças que não foram contabilizadas.
 
A sobrevivente relatou que o veículo seguiu lotado, sendo que os homens foram em pé para dar lugar às mulheres e crianças nos assentos.
 
"Chegando na rodoviária de Lucas, o motorista disse que a gente iria tomar café da manhã. Daí, eu perguntei para ele 'moço, que horas a gente vai chegar em Sinop? Vamos voltar com você? Daí ele virou para mim e falou 'moça, eu fui no guichê e a empresa não autorizou eu ir com vocês. Vão ter que descer, pegar a bagagem e aguardar aqui. Já está vindo um carro de Sinop pegar vocês'", relembrou.
 
Kely conta que então voltou para o ônibus e explicou a situação aos demais passageiros. Posteriormente, pressionaram as atendentes do guichê, que afirmaram que o ônibus que terminaria a viagem estava demorando por conta de um acidente na estrada.
 
"Quando encostou o carro, era o ônibus que a gente estava, que tinha estragado, e o mesmo motorista. O motorista estava de óculos escuro, super estressado e nervoso. Não quis nem abrir o bagageiro para colocar as malas, quem abriu foi inclusive o moço que perdeu a vida. E nós, os passageiros, que colocamos as malas", relembra.
 
Kely narra que saíram de Lucas do Rio Verde por volta de 10h20 e que o motorista gastou cerca de 50 minutos para chegar a Sorriso. De Sorriso a Sinop, ela narra que não foram 40 minutos até o momento do acidente, às 11h55.
 
"Não posso dizer se ele foi fazer uma ultrapassagem ou se dormiu ao volante. Mas, eu acho que foi ultrapassagem, porque bateu de frente com a carreta", afirmou.
 
"A empresa não deu nenhum respaldo para a gente, nenhum um suporte. Nem quando o ônibus quebrou, nem quando ficamos jogadas na rodoviária e nem no momento do acidente. Em momento alguma a empresa deu o suporte para a gente", acrescentou.
 
Vítimas
 
A sobrevivente contou que se machucou e que sente dores musculares devido ao acidente. Já sua filha, de 10 anos, não se feriu.
 
Contudo, 8 pessoas morreram e diversas outras foram encaminhadas ao hospital, incluindo o motorista, que está em coma e teve o braço amputado.
 
Inicialmente, foram apontadas 11 mortes pela Polícia Rodoviária Federal. Contudo, o número foi corrigido posteriormente. A Perícia Oficial e Identificação Técnica divulgou o nome das pessoas que não resistiram à batida e morreram.
 
Os passageiros que faleceram são:
 
Brenda Nunes Ronsoni, 24 anos;
 
Pedro Henrique Rodrigues Leal Pinto, 21 anos;
 
Maria Carneiro, 61 anos;
 
Alfredo Lopes Da Silva, 65 anos;
 
Sidinei De Oliveira Cardoso, 48 anos;
 
Carlos Andre Fidelis Oliveira Cardoso, 13 anos;
 
Deborah Costa De Almeida, 21 anos;
 
Clayton Aparecido Da Silva, 37 anos.
 
Outro lado
 
A reportagem entrou em contato com a empresa Expresso Itamarati para tratar sobre o acidente. Por meio de nota, a instituição afirmou lamentar o ocorrido. Veja a manifestação na íntegra a seguir.
 
"A Expresso Itamarati lamenta profundamente o acidente ocorrido em 17/05/2022 na BR-163, em Sorriso/MT.
 
Prepostos da empresa se deslocaram ao local imediatamente após o ocorrido para prestar assistência às vítimas e familiares, bem como para contribuir com as autoridades competentes para apuração das causas do acidente.
 
A Expresso Itamarati manifesta seu pesar aos familiares das vítimas fatais e se solidariza com todas as demais vítimas e seus familiares, renovando seu compromisso de garantir-lhes o devido apoio". 
 
 
 
 
Fonte: GAZETADIGITAL

 
 
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