Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

12/06/2022 | 22:55

43% dos trabalhadores brasileiros alegam sentir sobrecarga de trabalho

Dados apontam uma oportunidade-chave para as empresas: implementar benefícios focados no bem-estar físico e mental

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
O cuidado com a saúde mental de colaboradores é um assunto que começou a ser mais pautado pelas áreas de Recursos Humanos das empresas, no início da pandemia provocada pela covid-19. Porém, em uma pesquisa sobre questões relacionadas a benefícios, cultura e bem-estar nas empresas, 43% dos respondentes alegaram que estão com sobrecarga de trabalho.
 
O levantamento realizado por Paul Ferreira, professor de Estratégica e Liderança e vice-diretor do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP) na Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), em parceria com as empresas Talenses e Gympass, também revelou que 31% dos entrevistados sofrem pressão por resultados e metas.
 
Outros impactos negativos para a saúde mental dos colaboradores foram apontados na pesquisa:
 
    30% – sentir que precisa estar disponível o tempo todo;
    30% – falta de reconhecimento;
    27% – falta de empatia/apoio na liderança direta;
    22% – sentir dificuldade de ter desempenho em sua plena capacidade de trabalho;
    17% – falta de comunicação com a liderança direta;
    15% – ter que lidar com as responsabilidades da casa durante a pandemia;
    12% – falta de flexibilidade na jornada de trabalho
 
Ainda afetam a rotina dos trabalhadores aspectos como:
 
    12% – desconforto em compartilhar seus desafios com colegas da equipe ou com a liderança;
    11% – distanciamento físico dos colegas;
    11% – sentir que seu desempenho esteja sendo julgado por conta de outras responsabilidades necessárias durante a pandemia;
    9% – falta de iniciativas de saúde mental.
 
Saúde mental
 
Outro dado preocupante aponta que, para mais de 75% das pessoas respondentes, os benefícios atuais não são suficientes, ou apenas parcialmente, para a manutenção da sua saúde mental.
 
Também nota-se na pesquisa o impacto de uma gestão no bem-estar das pessoas, uma vez que os quatro principais fatores de impacto negativo estão relacionados a formas de gestão e lideranças.
 
Também foi perguntado às pessoas colaboradoras quais e quantas estratégias elas utilizaram quando receberam algum diagnóstico de saúde mental. A terapia foi escolhida por 82% das pessoas, ocupando o primeiro lugar. Mudar de emprego também foi bastante apontado, por 32%. Redução das horas de trabalho, por 24%, e até o pedido de demissão, mesmo sem ter trabalho novo, por 21%.
 
Bem-estar físico e mental
 
Ao fazer o recorte por gêneros, rever o escopo de trabalho é significativamente mais importante para o gênero feminino. Já a maior visibilidade para os benefícios de bem-estar emocional é prioridade para ambos os gêneros.
 
Já na observação de informações por gerações, quanto mais sênior, maior o desejo de que as lideranças se preocupem com saúde mental. Especificamente, a geração Baby Boomer prefere benefícios como yoga, mindfulness e de saúde física.
 
Os dados também apontam uma oportunidade-chave para as empresas: implementar benefícios focados no bem-estar físico e mental e melhorar a comunicação dessas iniciativas.
 
A pesquisa ainda teve como conclusão que os Baby Boomers e Geração Z, relataram mais liberdade para errar. Enquanto as gerações “intermediárias” (Geração X e Millennials/Geração Y) estão se sentindo com menos liberdade para errar.
 
 
 
 
 
Fonte: OLIVRE


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet