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Notícias / Cidades

15/06/2022 | 05:31

Pivetta critica demora e diz que pessoas morrerão por descaso

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) criticou, na manhã desta terça-feira (14), o prazo estimado de 2 anos e meio para que haja uma nova concessão da BR-163, hoje administrada pela Concessionária Rota do Oeste.
 
A concessão de trechos da rodovia federal para a concessionária está em fase de devolução para o Governo, que pretende fazer uma nova licitação. O problema foi discutido em audiência pública no Senado Federal na manhã desta terça-feira (14).
 
Pivetta classificou a morosidade no processo como “descaso” da União. Segundo prazo apresentado durante a audiência, apenas em dezembro de 2024 uma nova empresa concessionária assumirá a via.
 
“Quem são as pessoas que morrerão vítimas desse descaso nos próximos dois ou três anos? [...] Teremos que avisar essas pessoas que elas vão morrer por descaso e irresponsabilidade do Estado brasileiro”, criticou o vice-governador, que participou da audiência de forma virtual.
 
O contrato com a concessionária foi celebrado em 2014, durante o Governo Dilma Rousseff (PT). Entre os acordos não cumpridos, está a duplicação do trecho Cuiabá-Sinop.
 
Pivetta colocou à disposição o Executivo de Mato Grosso para dar celeridade ao processo, ainda que o problema seja uma questão da União e não estadual. 
 
“Somos testemunhas das desgraças e tristezas de extrema comoção que vivemos todos os anos, em especial desses últimos oito anos. [...] Estamos prontos para ajudar na cura desse contrato para que não precisarmos perder mais tempo assistindo a continuidade dessa tragédia. Os entes governamentais, Ministério do Transporte e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sabem das nossas intenções”, disse.
 
A 163 tem sido chamada de "rodovia da morte" por causa dos inúmeros acidentes fatais que ocorrem em sua extensão. 
 
Eixo importante
 
O vice-governador ainda lembrou que, na década de 70, viu a via ser implantada e se transformar em uma das principais estradas para escoamento de grãos do País.
 
De acordo com Pivetta, dos mais de 80 milhões de toneladas de grãos exportados no Estado, 30 milhões delas passam pela 163.
 
“É o eixo da infraestrutura mais importante do Centro Oeste brasileiro, e está sendo tratado como algo insignificante”, disse.
 
A audiência
 
A audiência foi convocada pelo senador Fábio Garcia (União) na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado. 
 
A concessão do trecho de 850 km da BR-163, entre a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, até Sinop foi assinada em 12/3/2014 e previa investimentos de R$ 4,6 bilhões durante 30 anos. 
 
A rodovia tem mais de 3.500 quilômetros de extensão total, ligando o Rio Grande do Sul ao Pará. O trajeto corta 19 municípios mato-grossenses, entre eles Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, os maiores produtores de grãos.
 
 
 
 
 
Fonte: MIDIANEWS

 
 
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