Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Polícia

16/06/2022 | 09:44

Arcanjo se livra de ação que o acusava por morte de PM vereador

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
O juiz Murilo Moura Mesquita, da 1ª Vara Criminal de Várzea Grande, reconheceu a prescrição (extinção) de uma ação penal em que o bicheiro João Arcanjo Ribeiro era acusado de ser mandante do assassinato do vereador de Várzea Grande, Valdir Pereira.
 
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (15). O juiz levou em consideração a idade do ex-comendador, que completou 71 anos.
 
O crime ocorreu no dia 7 de agosto de 2002 no Bairro Jardim Glória II. O Cabo Pereira, como era chamado, chegava em casa quando teve o carro metralhado e morreu na hora.
 
Em 2011, portanto nove anos após o crime, o Ministério Público denunciou Arcanjo e outras cinco pessoas. 
 
Na decisão, o magistrado explicou que a pena máxima do crime de homicídio mediante paga ou promessa de recompensa, do qual Arcanjo era acusado, prescreve em 20 anos.
 
Por outro lado, esclareceu que o ex-comendador já tem mais de 70 anos, o que impõe a redução do prazo prescricional de 20 anos pela metade, ou seja 10 anos.
 
“Deste modo, por ter transcorrido mais de 10 anos do recebimento da denúncia (...), sem a incidência de qualquer causa impeditiva (art. 116, CP) ou interruptiva (art. 117, CP) é forçoso o reconhecimento da prescrição”, afirmou o juiz.
 
Continuarão respondendo a ação Edmilson Pereira da Silva, Hércules de Araújo Agostinho, João Leite e José de Barros Costa. 
 
Eles já foram pronunciados e devem ir à júri popular. A Justiça julgou improcedente a denúncia contra Célio Alves de Souza. 
 
A denúncia
 
De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual, a motivação do crime foi a disputa de pontos de caça-níqueis.
 
Na época, o esquema de jogos era comandado por Arcanjo, mas Pereira teria se unido ao radialista Rivelino Jacques Brunini na tentativa de coordenar o próprio negócio. Rivelino foi morto em junho de 2002.  
 
Célio Alves apontou Arcanjo como mandante da morte de Valdir e João Leite como agenciador.
 
 
 
Fonte: MIDIANEWS

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet