Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

17/06/2022 | 09:00

Senador critica demora em concessão e pede pressão na União

Fábio Garcia convocou audiência pública para tratar a situação da rodovia no Senado Federal

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
 
O senador Fábio Garcia (União Brasil) classificou como “injustiça” com Mato Grosso que a BR-163, administrada pela Concessionária Rota do Oeste, passe mais dois anos sem manutenção e investimentos.
 
O trecho da rodovia federal está em fase de devolução ao Governo Federal, que pretende fazer uma nova licitação. Em audiência pública nesta semana, no Senado Federal, foi estimado um prazo de até dezembro de 2024 para que uma nova concessionária assuma a rodovia.
 
Enquanto isso não ocorre, a Rota do Oeste segue cobrando pedágio, mas sem realizar melhorias previstas em contrato, como a duplicação total do trecho licitado. 
 
“A situação é crítica. É difícil. Considero que é um absurdo o que está acontecendo com a BR-163, que é a principal rodovia do Estado e quiçá seja a principal rodovia do País”, disse o senador entrevista à rádio CBN.
 
“A condução dessa rodovia tem ceifado vidas de cidadãos de bem. É uma injustiça gigantesca com Mato Grosso que uma rodovia concessionada pelo Governo Federal não tenha a mínima manutenção adequada e o mínimo investimento para garantir segurança no tráfego de pessoas e dar condições da gente escoar a nossa safra”, acrescentou.
 
O contrato com a concessionária foi celebrado em 2014, durante o Governo Dilma Rousseff (PT). Entre os acordos não cumpridos, está a duplicação do trecho Cuiabá-Sinop.
 
Garcia afirmou que é preciso aumentar a pressão sobre órgãos responsáveis por essa situação.
 
Ressaltou que não é um o problema fácil de se resolver, mas que é preciso construir caminhos para que os investimentos sejam feitos de forma rápida na BR-163.
 
“Sou muito prático, não gosto de vender ilusões. O problema não está fácil de ser resolvido. Mas não podemos ficar mais dois anos sem ver investimentos importantes nessa rodovia”, disse.
 
“Precisamos buscar junto à Agência Nacional de Transporte Público Terrestre e ao Tribunal de Contas uma solução rápida, eficaz, que permita que a gente possa ver investimentos imediatos na BR-163. E a gente precisa aumentar a pressão sobre os órgãos", completou.
 
 
 
 
Fonte: MIDIANEWS

 
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet