Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

30/06/2022 | 18:11

TSE anula cassação de Carlos Bezerra por “falta de ato grave”

Ministro Mauro Campbell diz que julgamento do TRE-MT sobre manobra nas contas da campanha de 2018 não foi fundamentado

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou a decisão colegiada que cassou o mandato do deputado federal Carlos Bezerra (MDB). O ministro Mauro Campbell acatou na noite de ontem (29) um recurso de defesa pela anulação do julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). 
 
Segundo o ministro, a decisão não foi fundamentada em fato que justificasse uma conduta grave para a cassação de mandato. No dia 17, a Procuradoria Geral Eleitoral usou argumento parecido ao parecer pela anulação do processo. 
 
“Não é razoável concluir ter havido movimentação ilícita de recursos apta macular a lisura do pleito e, consequentemente, a levar à cassação do diploma do deputado federal outorgado pela vontade popular”, disse o ministro. 
 
A decisão recoloca o deputado na disputa de votos nas eleições deste ano.
 
O TRE-MT cassou por unanimidade o mandato de Carlos Bezerra em abril por irregularidades nas contas da campanha eleitoral de 2018. O colegiado entendeu que Bezerra manobrou a prestação de contas à Justiça Eleitoral com a transferência de despesas para o diretório do MDB, comandado por ele.  
 
A ação teria descaracterizado várias irregularidades, entre elas o número de pessoas contratadas, despesas não declaradas e veículos e combustíveis contratados e não apontados nas contas. 
 
 
 
 
Fonte: OLIVRE

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet