Mato Grosso,
Sábado,
11 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

03/07/2022 | 18:34

Perri: Criminalidade é problema social; não se resolve com cadeia

Desembargador afirmou que de 100 detentos, 80 voltam a cometer crimes e pediu mudanças

Redação TV Mais News

Foto: Reprodução
 
 
O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, afirmou que não acredita que cadeia seja a solução para os problemas da criminalidade no Estado.
 
Coordenador do Grupo de Fiscalização e Monitoramento do Sistema Prisional (GMF), Perri disse que acompanha de perto a situação dos presos em Mato Grosso e que a cadeia deveria ser a "última opção da Justiça".
 
“A criminalidade é um problema social muito complexo, que começa com a miséria social e não vai se resolver com cadeias. Cadeia não é solução, esse é o meu pensamento”, afirmou.
 
Ainda segundo o desembargador, a defesa da prisão é um discurso "demagógico" de políticos que não enxergam os fatores sociológicos que levam à criminalidade. Para ele, a cadeia é uma solução “utópica” para a violência.
 
Como exemplo, ele disse não existir uma triagem nos presídios para separar os “verdadeiros bandidos” dos “bandidos ocasionais”. Com isso, muitos dos detentos que cometeram crimes de menor gravidade, como furto, acabam tendo que se juntar com facções criminosas para sobreviver.
 
“Ele se matricula na escola do crime. Não apenas ele, como a família dele que está fora [da cadeia], porque não existe almoço de graça. Ele ganha proteção da facção, alimenta sua família e isso tem um custo”, disse.
 
Ressocialização 
 
O desembargador defendeu, por fim, a ressocialização e qualificação aos reeducantos. Ele disse acreditar que apenas dessa forma será possível diminuir realmente a incidência de crimes e a despesas dos presos no Estado.
 
“De cada 100 pessoas que saem, 80 voltam a cometer crime. Então, estamos perdendo a batalha> Que ressocialização é essa? Não existe", afirmou.
 
"Se quisermos diminuir a violência temos que trabalhar realmente na ressocialização dos nossos presos”, completou.
 
 
 
 
Fonte: MIDIANEWS

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet