Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

25/07/2022 | 05:32

Secretaria de Meio Ambiente firma termo de cooperação com a UFMT de manejo de capivaras

Redação TV Mais News


Foto: Reprodução
 

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), celebrou, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um termo de cooperação de manejo de capivaras, centralizadas na zona urbana, especificamente nos parques das Águas e Tia Nair, no município. 

Dentre as medidas contidas no plano de ação, está a implantação de grades nos equipamentos públicos; projeto de redução de conflitos; elaboração de relatórios técnicos; enumeração de locais de maior risco de colisão entre os animais e os veículos no perímetro urbano, a fim de evitar atropelamentos e mortes; estudo populacional composto por dados fundamentais como o número de grupos, área de alimentação, deslocamentos, bem como de descanso, entre outras.

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, afirmou que a iniciativa irá contribuir para preservação da espécie. "Presenciamos constantemente acidentes e óbitos desses animais na cidade. Com esse enfoque, criamos uma parceria com a UFMT, para adotar providências cabíveis e contribuir no campo educacional de pesquisas também", disse o gestor. 

O acordo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado. Durante a vigência, as partes deverá garantir a preservação integral da área, garantindo acesso e estabilidade das áreas utilizadas em experimentos nesse período, inclusive com as diligências básicas de prevenção, com base às normas da lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993.




Fonte: GAZETADIGITAL

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet