Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Tecnologia

27/07/2022 | 04:59

João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte vão receber 5G nesta sexta

Redação TV Mais News


Foto: Reprodução


 
Depois de Brasília , as cidades de João Pessoa (Paraíba), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Belo Horizonte (Minas Gerais) vão ter a frequência do 5G puro (standalone) liberada para as operadoras de telecomunicações na próxima sexta-feira(29).

A informação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Queiroz, que também é presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G. Com a liberação, as teles devem iniciar as vendas já na própria sexta-feira, assim como ocorreu em Brasília.

Em conversa com O GLOBO, ele disse ainda que as próximas cidades a receberam a nova geração da telefonia são as seguintes, em ordem: Goiânia, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

"Os trabalhos estão sendo feitos nessas cidades, mas ainda não há uma data definida", disse Queiroz.

Para ter acesso ao 5G, é preciso comprar um smartphone habilitado ao 5G. De acordo com a Anatel, já são 71 aparelhos celulares. Da lista , a Samsung tem 28 modelos, seguido de Motorola (14) e Apple (9).

Pelas regras do leilão de 5G, o prazo para liberação da faixa que permite a ativação do 5G nas capitais do Brasil passou do fim de junho para o fim de setembro por conta de problemas logísticos envolvendo o lockdown na China e a guerra na Ucrânia.

A Quinta Geração permite velocidade até cem vezes maior que a atual rede 4G e vai impulsionar a implantação de objetos conectados nas indústrias e dar fôlego a carros conectados, por exemplo.

Entre a capitais, apenas Manaus e Belém devem ter o início do 5G puro atrasado. A expectativa, no entanto, é que ocorra ainda ao longo do segundo semestre.



Fonte: IGTECNOLOGIA

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet