Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

03/07/2017 | 15:55

DAE e Tribunal de Justiça realizam mutirão de conciliação em Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizam no período de 03 a 30 de julho mutirão de conciliação possibilitando aos consumidores em situação de inadimplência negociar seus débitos existentes com a autarquia do município. Os conciliadores estarão nesse período atendendo em três postos do DAE, em horário comercial, localizados no centro de Várzea Grande, no bairro Cristo Rei, e no Jardim dos Estados.

“O convênio firmado entre o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso permitirá a negociação inicialmente de 1.377 consumidores de 11 bairros várzeagrandenses. Nossos Técnicos receberam treinamento do Tribunal de Justiça e atuarão como conciliadores. É importante ressaltar que as conciliações serão feitas por etapas porque é necessário realizar a notificação desses consumidores inadimplente primeiro, mas não impede que outras pessoas que não tenham sido notificadas procurem também pela regularização”, explica o diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Ricardo Azevedo de Araújo.

Os bairros atendidos na primeira etapa do mutirão são: Pirineu, Ipase, Nova Várzea Grande, Canellas, Planalto Ipiranga, Jardim Paula II, Jardim Imperador, Centro, Água Limpa e Jardim Aeroporto.

Segundo o diretor durante o mutirão de conciliação será ofertado para pagamento à vista, desconto de 100% sobre os juros e multas ou parcelamento da dívida conforme a lei permitir. “O mutirão é realizado para que o consumidor inadimplente regularize sua situação de maneira tranquila, consensual e com vantagens em descontos e parcelamentos. Neste último caso vale ressaltar que os parcelamentos serão homologados pela justiça, evitando assim transtornos com ações punitivas. Por isso, é importante que a comunidade atenda o chamado, uma vez que esses valores que estão inadimplentes representam muito na aplicabilidade de melhorias nos sistemas de captação, distribuição e abastecimento das redes de água do município”, reforça Ricardo Azevedo de Araújo.

Paralelamente ao mutirão a autarquia irá realizar o projeto “DAE nos Bairros”, o objetivo é de verificar a demanda da população in loco e também renegociar dívidas. “Essa ação será permanente. A cada mês visitaremos diferentes bairros e cada casa será abordada para verificarmos a demanda que a população possui. Será uma oportunidade para que os várzeagrandenses solicitem serviços, critiquem e também possam renegociar suas dívidas. Isso mostra que não queremos apenas cobrar, mas principalmente tornar Várzea Grande uma cidade melhor para se viver”, avalia o diretor.

Quanto a campanha do mutirão de conciliação o diretor-presidente do DAE/VG, Ricardo de Araújo, espera que seja uma oportunidade de atender o maior número de consumidores em uma única ação. “Esperamos que os consumidores em débitos com a autarquia atendam ao chamado e que consigamos reverter o percentual de inadimplência que gira em torno de 45% dos valores absolutos apurados. As pessoas irão ao mutirão cientes de que todo o acordo que será feito terá o respaldo legal do Judiciário”, pontua o diretor-presidente.

Para a sessão de mediação os consumidores devem levar documento de identificação original e com cópia, CPF, comprovante de endereço, número da matrícula (conta de água), escritura ou contrato de locação do imóvel para os procedimentos das negociações. Outras informações pelos canais de comunicação: site www.dae.com.br ou nas agências da autarquia em horário comercial localizadas na avenida Castelo Branco, 245, bairro Centro Sul, telefone 3029-5224; Avenida Gonçalo Botelho de Campos, nº 1.700, bairro Cristo Rei, telefones 3688-9740 e 3688-9741; e ainda na Sede do DAE localizada na Avenida Julio Campos, nº 2.599, bairro Jardim dos Estados, em horário diferenciado de atendimento das 7h30 às 17h30, telefone 3688-9600.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet