Mato Grosso,
Terça-feira,
21 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

22/08/2022 | 07:25 - Atualizada em 22/08/2022 | 07:28

Presidente do TRE diz que não irá tolerar uso do horário eleitoral para propagação de fake news

Redação TV Mais News

Presidente do TRE diz que não irá tolerar uso do horário eleitoral para propagação de fake news

Foto: Reprodução

 
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha afirmou que não irá tolerar o uso do horário eleitoral para propagação de fake news.
 
A fala do magistrado foi feita durante abertura de audiência pública que definiu a ordem de veiculação e o temo destinado aos candidatos, partidos e coligações no horário eleitoral na tarde de sexta-feira (19).
 
Na ocasião, o desembargador afirmou que há uma falsa sensação de que a Justiça Eleitoral não pune irregularidades nas propagandas eleitorais.
 
"(...) Mas observem que essa Instituição tem, a cada ano, investido em aparelhos tecnológicos, sistemas avançados e ações inovadoras para fins de fiscalização, então, acreditem que vamos fazer muito nessa eleição. Não vamos tolerar o uso do horário eleitoral gratuito para a realização de ataques infundados, pessoais e propagação de Fake News", disse o magistrado.
 
Definições As definições do tempo ocorreram na audiência pública com a presença de representantes de partidos, de emissoras de rádio e televisão e a imprensa regional. (Veja aqui a ordem de veiculação e distribuição do tempo)
 
A ordem de veiculação foi definida através de sorteio comandado pelo Coordenador de Documentação e Jurisprudência do TRE, Gustavo Castor.  A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal oficial do Tribunal no YouTube.
 
O horário eleitoral gratuito em rádios e tvs terá início no dia 26 de agosto e irá até o dia 29 de setembro. Em caso de segundo turno, será de 7 a 28 de outubro.
 
Nesse espaço a propaganda ocorre em dois blocos de 25 minutos cada, de segunda a sábado e também em forma de inserções de 30 e 60 segundos, que serão veiculadas de segunda a domingo nos intervalos comerciais da programação normal, considerando três blocos de audiência: manhã, tarde e noite. No total são 70 minutos de inserções.
 
Em Mato Grosso, a TV Centro América e a Rádio Gazeta FM são as emissoras geradoras dos sinais e que farão a distribuição para as demais emissoras de rádios e TVs.
 
O juiz auxiliar da presidência, Bruno D’Oliveira Marques, pediu aos partidos e candidatos que se atentem as regras operacionais específicas da propaganda no horário eleitoral gratuito.
 
Veja os horários que serão veiculados os programas em rede (horário de Brasília)
 
Na televisão a propaganda é veiculada das 13h às 13h25 e das 20h às 20h45. Já na rádio é das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Nas segundas, quartas e sextas a propaganda contempla os cargos de senador(a), deputado(a) estadual e governador(a). Já nas terças, quintas e sábados são veiculadas as propagandas para os cargos de presidente(a) e deputado(a) federal.
 
 
 
Fonte: GAZETADIGITAL


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet