Mato Grosso,
Terça-feira,
21 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

23/08/2022 | 03:25

Com baixa ressocialização, 8 a cada 10 egressos voltam para cadeia

Redação TV Mais News

Com baixa ressocialização, 8 a cada 10 egressos voltam para cadeia

Foto: Reprodução


Estimativa do Judiciário mostra que 8 a cada 10 egressos do sistema penal voltam a cometer crimes e retornam à cadeia. Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Orlando Perri alertou que o número expressivo demonstra as dificuldades da ressocialização em Mato Grosso.

Enquanto a superlotação de presídios no estado caminha para ser um problema solucionado, o reingresso de pessoas no sistema penal ainda é uma realidade nas cadeias de Mato Grosso. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (22), o desembargador apresentou as ações que têm sido implementadas pelo Judiciário para melhorar a ressocialização e diminuir a reincidência entre a população carcerária.

"A dificuldade que nós enfrentamos é exatamente na ressocialização, porque a realidade mostra que o Estado está falhando nesse papel da ressocialização. Aproximadamente, há uma estimativa, porque não se tem números exatos, mas se estima que tenhamos aproximadamente 80% de reincidentes no Brasil. Significa dizer que de cada 100 presos liberados 20% voltam a cometer crimes", disse.

Neste contexto, conforme destacado pelo magistrado, uma das ações principais para diminuir o índice de reincidência no sistema carcerário é a capacitação dos egressos, para entrada no mercado formal após a saída dos presídios. Para os casos de formação dos reeducandos para o mercado de trabalho, o índice de retorno à cadeia cai de 8% para 0,2%.

"No estado de Mato Grosso mesmo tem-se demonstrado que o preso que ganhar oportunidade depois que sai do presídio através do trabalho, se der um emprego para ele, não volta a cometer crimes. Não volta. De cada cem, dois voltam a cometer crimes. Enquanto que, quando se volta as costas para ele, de cada cem 80 voltam para a criminalidade", acrescentou o magistrado.

GMF

Para dirimir o porcentual de retorno de egressos aos presídios, o GMF tema atuado no fomento à implantação de Escritórios Sociais no estado. Este tipo de instituição serve como ferramenta para assegurar aos egressos condições de cidadania, dignidade e novas oportunidades.

Após instalação do Escritório Social em Jaciara, no final de junho, uma unidade deverá ser implantada em Mirassol D'Oeste no início de setembro. Atualmente, 6 comarcas assinaram termo de manifestação de interesse para adesão à ferramenta, são elas: Rondonópolis; Cáceres; Lucas do Rio Verde; Sinop; Barra do Garças e Primavera do Leste.





Fonte: GAZETADIGITAL

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet