Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

28/08/2022 | 21:28

Casal se muda para Portugal e faz sucesso com perfil de dicas

Redação TV Mais News

Casal se muda para Portugal e faz sucesso com perfil de dicas

Foto: Reprodução

 

O sonho de viver fora do Brasil pode parecer muito distante para muito brasileiros, menos para Yeshe Santana e Jeani Emanuelle de Almeida. Aos 33 anos, ambos, contam um pouco da sua história e de como foi passar por essa mudança entre Brasil e a cidade de Gandra, em Portugal.

Com o sonho em comum de sair do Brasil e morar na Europa, o casal começou a se planejar para a mudança em 2018. A troca de país se deu em busca de uma qualidade de vida melhor, como também mais segurança, além de um pouco de aventura, pois assim iriam conseguir conhecer outros ambientes e explorar outra cultura.

“Viver fora do Brasil é diferente. Outra realidade, praticamente tudo, apesar ser a mesma língua, a maneira de ser e cultura de outra civilização, que não são receptivos como os brasileiros”, fala Yeshe.

Atualmente os dois moram em Granda, a 15 km da cidade costeira de Porto, um lugar considerado por ambos como “calmo e moderno”. “Nossa rotina mais gostosa é a calmaria proporcionada dia-a -dia, a paz diária sem estresse causadas por terceiros, mesmo sabendo que se procurarmos algo mais agitado também tem, mas em outros locais” comenta.

Mas quando se pensa em Portugal, logo se acha que o mais fácil de se adaptar será a língua, mas não foi muito bem o que aconteceu com o casal. “A comunicação foi uma surpresa por ser português, já que tem a diferença de pronunciar as palavras e sotaque então não foi tão fácil como pensávamos”.

Com foco em não voltar mais ao Brasil para morar, a adaptação acabou sendo mais tranquila do que o ambos imaginavam. "Ao jeito dos portugueses de ser ‘diretos em tudo’, não tínhamos medo do novo, e nem de arriscar, então foi tranquilo nossa adaptação, apesar que eu não gosto muito da culinária portuguesa, mas a Jeani se adaptou bem nesse quesito", explica Yeshe.

Ainda morando em território brasileiro, Yeshe trabalhava na área da saúde e Jeani na área administrativa. Mas com a mudança, houve a necessidade de mudar de profissão. “Achamos que indo para outro país seria fácil trabalhar na nossa área do Brasil, porém não é a realidade vivida por nós e de muitos brasileiros”


Atualmente, ambos atuam na área da produção em fábrica, e ele ainda deixa uma dica: “quem trabalha em fábrica consegue uma renda boa, a cidade além da faculdade tem muita indústria, então uma boa ideia para quem quer vir trabalhar na área”.

Segundo o casal, a ideia é explorar todo o continente europeu, não se manter apenas em Portugal como estão no momento. Eles já visitaram a Espanha, França, Barcelona e Paris e pretendem retomar as visitas esse ano, que foram paralisadas por causa da pandemia. “Ainda não decidimos onde vamos viver nossa vida toda, primeiramente queremos é explorar toda Europa”.

Apesar de todas as maravilhas que se tem nas terras portuguesas, nada é mais valioso que a terra Natal. A comida brasileira é o que ambos sentem mais falta.  Há também a falta do jeitinho caloroso dos brasileiros de recepcionar as pessoas.



Mas, apesar de toda a saudade, o casal deixa claro que vale a pena cada situação passada, e que não se arrepende de nada. “A cada dia a gente busca alcançar e realizar mais sonhos, ir para outros países e conquistas pessoais, e o que mais vale a pena é a experiência de conhecer pessoas diferentes da nossa terra e outras culturas distintas de todo mundo”, afirmam.


Vida no Instagram

Com a ideia de ajudar aqueles que querem se mudar para Portugal, os dois criaram um perfil no Instagram para compartilhar dicas de como se preparar e não ter erros durante a mudança para Portugal. “Nosso conteúdo no Instagram é para ajudar com informações e dicas de maneiras simples e fácil de entender como vir pra Portugal.”

Atualmente com 105 mil seguidores, o perfil Cuiabanos na Europa conta um pouco do  cotidiano, além das dicas e curiosidades sobre Portugal. Eles também ressaltam como foi diferente transmitir tudo que estavam passando. “Isso está sendo uma experiência diferente, desafiador e prazeroso de realizar, porque não sabíamos que iríamos alcançar tantas pessoas, porque nosso público não é de maioria cuiabanos e sim de todo o Brasil e alguns outros países”.






Fonte: GAZETADIGITAL

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet