Mato Grosso,
Segunda-feira,
20 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

08/09/2022 | 20:33

TRE impede Democracia Cristã de disputar vagas na ALMT por não cumprir cota feminina

Redação TV Mais News

TRE impede Democracia Cristã de disputar vagas na ALMT por não cumprir cota feminina

Foto: Reprodução



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) indeferiu o pedido de registro do Democracia Cristã (DC-MT) para disputar cargo de deputado estadual. O julgamento foi proferido na sessão plenária desta quinta-feira (08). O impedimento ocorreu função de a sigla não ter cumprido a cota de gênero, que determina mínimo de 30% de mulheres candidatas.

O impugnado formalizou 5 candidatas do sexo feminino e 14 candidaturas masculinas, ou seja, de 19 registros de candidaturas apresentados, apenas 26,32% são femininas.

A relatora do processo, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, monocraticamente homologou a desistência dos candidatos Divino Pereira dos Santos e Valdemir Benedito Barbosa, ambos vinculados ao DRAP (registro de partido). Entretanto, a permanência de apenas 5 candidaturas femininas em um universo de 17 ainda o mantém abaixo do patamar legal: 29,41%.

Outro ponto destacado no voto é que somente na data de 07 de setembro de 2022, às 21h56, quando o processo já se encontrava incluso na pauta de julgamento, o impugnado informou a renúncia de candidatura masculina, e requereu o deferimento do DRAP.

“Entendo que não pode ser acolhida nem computada no cálculo em questão, uma vez que foi feita em desacordo com o que estabelece o art. 69 da muticitada Resolução n. 23.609/2019, eis que não possui firma reconhecida em cartório ou tampouco foi assinada na presença de servidor da Justiça Eleitoral”, frisou a desembargadora.





Fonte: GAZETADIGITAL

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet