Mato Grosso,
Sexta-feira,
17 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

10/10/2022 | 16:19 - Atualizada em 10/10/2022 | 19:05

Barranco nega erro em escolha da chapa mesmo com derrota de Rosa Neide

reeditado por Luísa Macuglia

Apesar da derrota da deputada federal Rosa Neide (PT), que não conseguiu a reeleição apesar de ser a candidata mais votada do estado, o presidente regional do PT, deputado estadual Valdir Barranco) não admite que houve um erro na eleição. O formato das votações. De acordo com a MP, o que aconteceu foi o temor de que outros participantes estivessem concorrendo a cargos na mesma coligação da professora Rosa Neide.De fato, apesar dos 124.671 votos, a desvantagem da reeleição de Rosa foi que os demais candidatos tiveram desempenho inferior. Depois dela, Julier Sebastião foi o mais votado com 7.626 votos. Os outros também somaram 23.437 votos, muito longe do quociente eleitoral deste ano de 170 mil.
Barranco explicou em entrevista à imprensa que o medo vem de candidatos que podem obter muitos votos, mas acham que os professores serão os mais votados no estado, o que prejudicará sua vitória. Como exemplo, ele citou o deputado federal Emanuelzinho (MDB), que, segundo o PT, estava a um passo de ingressar na federação, mas após estudar os números e duvidar se seria reeleito.
De acordo com Valdir, havia dois nomes sendo trabalhados para ingressar na disputa ao cargo de deputado federal, mas acabaram recuando para concorrer à Assembleia Legislativa, e isso complicou os planos do partido. Os nomes que se encaixam nessa situação são a vereadora Edna Sampaio e o ex-prefeito de Juína Altir Peruzzo.
 Em contrapartida, na terça-feira (4), na Câmara de Cuiabá, Edna, que também concorreu à deputada estadual, mas não se elegeu, disse que o resultado foi consequência do partido optar pelo sacrifício das mulheres e a manutenção dos mandatos dos homens.

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet