Mato Grosso,
Quinta-feira,
16 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

10/10/2022 | 16:36

Janaina diz que vai lutar pela Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

reeditado por Luísa Macuglia

Janaina diz que vai lutar pela Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto: REPORTER MT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) garantiu nesta quarta-feira (05), que vai lutar pela Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mas "sem radicalização da pauta". Para ela, assumir o comando do Parlamento é importante, tendo em vista que ela pretende disputar uma vaga majoritária nas próximas eleições.
A parlamentar foi reeleita com mais de 82 mil votos e foi a mais votada em Mato Grosso, no pleito realizado no domingo (02). Na eleição passada, ela também conseguiu o feito de ser a deputada estadual mais votada no Estado. Aos 33 anos, Janaina vai assumir o seu terceiro e último mandato como deputada estadual. Com isso, ela já trabalha para conseguir a presidência, mas destacou que o “conservadorismo” tem dificultado as articulações.
"Eu não tenho essa fixação pela mesa como todo mundo acha. Ela é importante, mas não é fundamental. Então eu acho que construir ela na minha cabeça e eu tenho dito ao Botelho e Max Russi, 'gente eu sou a única mulher, a mais votada pela segunda vez, precisa abrir espaço', mas é difícil aqui na Assembleia a gente ainda tem um conservadorismo muito grande”, afirmou.
Apesar de não considerar que haja um certo “machismo” dentro da AL, tendo em vista que é a única mulher eleita no Parlamento, Janaina explicou que aos poucos as mulheres estão conseguindo seu espaço na política.
“Na verdade, eu não acho nem que é machismo, mas é uma questão de identidade entre sexos mesmo, quer dizer com mais homens eles acabam se dando melhor e isso é natural”, disse.
“É uma pena a gente não ter mais mulheres. Muitas de nós têm dito nacionalmente, foi um feito histórico eleger duas mulheres na Câmara Federal. Aos poucos a participação da mulher ela vem acontecendo, mas sem a radicalização da pauta, né, não é uma coisa assim: ou tudo ou nada”, emendou.
A eleição da Mesa Diretora da AL está prevista para o início do próximo ano. O presidente da Casa de Leis, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) já afirmou que vai lutar pela reeleição.
Além dele, o deputado estadual Max Russi (PSB) também deve estrar na disputa.
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet