Mato Grosso,
Sexta-feira,
17 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

12/10/2022 | 20:59

Das 24 cadeiras na ALMT, apenas oito serão ocupadas por negros; maioria dos eleitos tem ensino superior completo

Repostado por Luisa Macuglia

Das 24 cadeiras na ALMT, apenas oito serão ocupadas por negros; maioria dos eleitos tem ensino superior completo

Foto: Olhar Direto

Apesar de representar 52,2% das 329 candidaturas a deputado, negros – a junção de pretos e pardos, foram eleitos para ocuparem apenas oito cadeiras da Assembleia Legislativa, 33,3% do total, a partir de fevereiro de 2023. Brancos representam 47,7%.O número representa um aumento de 60%, em relação a atual legislatura, que tem apenas cinco deputados que se autodeclaram pardos. Na legislatura eleita em 2014, a situação foi similar, já que seis parlamentares eram pardos.

No pleito de 2022, apenas União Brasil (2), PSB (1), PTB (1), Republicanos (1) e PL (2) elegeram pardos; o único a se autodeclarar preto, Juca do Guaraná, é do MDB. Os demais que se enquadram como negros são Eduardo Botelho (União), Gilberto Cattani (PL), Júlio Campos (União), Fabinho (PSB), Claudio Ferreira (PTB), Diego Guimarães (Republicanos) e Elizeu Nascimento (PL).

Em agosto, o Olhar Direto revelou que ao menos quatro candidatos à Assembleia “mudaram” de cor de uma eleição para outra: Dr. João (MDB), Cattani, Elizeu e Diego.

Cattani se autodeclarou pardo em 2018, mas em 2020, quando foi suplente de Reinaldo Moraes na eleição suplementar ao Senado, disse ser branco. Dr. João afirmou que houve um equívoco do MDB no momento de realizar seu pedido de registro de candidatura e por isso, na época, aparecia como pardo – situação que foi corrigida.

A assessoria de Diego também apontou equívoco, mas da própria Justiça Eleitoral, já que em 2020 o vereador já se autodeclarou como pardo.

Instrução e idade

No quesito escolaridade, 21 dos eleitos tem ensino superior completo, já dois terminaram ensino médio e um tem ensino fundamental incompleto.

Na campanha, 2,7% dos candidatos à Assembleia declararam ter ensino fundamental incompleto; 24,3% com ensino médio completo e 58,9% com ensino superior completo.

Assim como a maior parte dos candidatos tinham entre 45 e 49 anos (21,8%), o maior grupo de eleitos está nesta faixa etária, total de 6 dos 24. Líder em votação, Janaina Riva (MDB) é a única mulher e a mais nova da próxima legislatura, com 33 anos. O mais velho é Júlio, com 76.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet