Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

05/12/2017 | 10:23

Estudante de escola municipal lança livro 'Uma Poesia Em Cada Olhar'

Da Redação

Estudante de escola municipal lança livro 'Uma Poesia Em Cada Olhar'

Foto: Assessoria

Com apenas oito anos de idade, a estudante da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, Anne Ellen Lima Fontana, lançará o livro "Uma Poesia Em Cada Olhar". O primeiro livro da jovem escritora será apresentado ao público dia 07/12, às 18h, na própria escola onde estuda, que fica localizada no Jardim Industriário, em Cuiabá. Além do lançamento do livro, vários alunos também irão expor seus poemas.

A  história da pequena escritora começou por meio do Projeto Letras que Falam, organizado pelas professoras do 3º ano A e B da escola. Nele, as crianças fazem a leitura em sala de aula e depois interpretam as histórias, com o objetivo de estimular a leitura e a escrita. E, no decorrer do projeto, as professorar identificaram uma aluna - Anne Ellen Lima Fontana - que se destacava ao produzir textos muito bons e coerentes, além dos solicitados. Surgiu assim, a ideia de publicá-los.

Porém, o que mais surpreendeu aos coordenadores foi o fato do Projeto ter contagiado toda a turma e os quase 50 alunos começaram produzir. "Hoje todos eles têm livrinhos escritos em papel A4 e cartolina. Além disso, foi notada uma mudança significativa no comportamento de alunos que apresentavam problemas com indisciplina", disse o diretor da escola, Valdir Xavier.

A Companhia de Teatro Cena Onze é parceira do projeto desde 2016, onde ministrou oficinas de teatro, leitura de texto, dramaturgia e realizou a montagem de uma peça. "Reconhecemos que o projeto é hiperimportante para o desenvolvimento intelectual. São crianças muito inteligentes e comprometidas. Acreditamos que as oficinas e a peça de teatro que montamos contribuíram positivamente para o desenvolvimento da leitura deles', destaca o diretor Flávio da Cia, Ferreira.

Segundo Xavier, a publicação do livro é uma realização. "Em um mundo cercado por tantas tecnologias, ter uma criança de oito anos se dedicando a escrever poemas, falando de algo que cerca seu mundo, é a concretização do nosso trabalho voltado para o desenvolvimento da leitura e da escrita".

As ilustrações do livro foram criações de Janaína Souza Queiroz, adolescente integrante do Programa Siminina - Unidade CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), Distrito da Guia.

Histórico - Em 2016 os alunos da escola se destacaram no projeto “Arkos”, que usa a tecnologia digital para incentivar a leitura. É um campeonato voltado para estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país. Na competição, eles respondem perguntas relacionadas ao tema de cada obra lida.

Serviço:

O que: Lançamento do livro "Uma poesia em cada olhar" escrito pela estudante de 8 anos, Anne Ellen Lima Fontana

Quando: 07/12/2017 às 18h

Onde: Escola Darcy Ribeiro

(Com assessoria)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet