Mato Grosso,
Sábado,
4 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

20/10/2022 | 08:39

Com baixa vacinação, MT registra 48 casos e 9 mortes por meningite

Apesar dos números, a SES frisa que o Estado não está em surto

Redação TV Mais

Com baixa vacinação, MT registra 48 casos e 9 mortes por meningite

Foto: Secom-Cuiabá

Mato Grosso registrou 48 casos de meningite com 9 mortes, de janeiro a setembro deste ano, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Apesar dos números, a Pasta frisa que o Estado não está em surto, como São Paulo. Contudo, reforça que é importante manter a vacinação em dia para evitar que os registros cresçam.

A queda ou o aumento no número de casos de uma doença infectocontagiosa depende do crescimento ou da diminuição da cobertura vacinal da população, reforça Thalita Mara de Oliveira, infectologista pediátrica que atua como médica assistente do Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá.

Além disso, com a pandemia e a imposição do distanciamento social, provavelmente houve uma menor circulação dos agentes que causam meningite, comenta a médica.

De acordo com a Secretaria, os municípios com mais números de casos este ano são: Cuiabá (23), Rondonópolis (6), Alta Floresta, Juína e Sorriso com 3 registros cada e a faixa etária com mais acometidos são as pessoas com idades entre 35 a 49 anos.

Quanto a faixa etária mais acometida, é algo que depende de maiores estudos, uma vez que, em regra, o maior número de casos ocorre entre crianças, especialmente aquelas com menos de 5 anos de idade.

Além disso, como as vacinas que protegem contra a meningite foram introduzidas no calendário básico de vacinação nos últimos anos, lembra a médica, tendo sido estendidas recentemente para os adolescentes, as maiores faixas etárias não foram contempladas com a vacinação durante a sua infância e este pode ser um fator que contribuiu para um maior número de casos naqueles entre 35 e 49 anos.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet