Mato Grosso,
Sexta-feira,
10 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

23/10/2022 | 11:06

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso lança projeto social de karatê em Cuiabá

Em Cuiabá o curso é ofertado no 1º Batalhão Bombeiro Militar e Escola Estadual Militar Dom Pedro II - Presidente Médici. Já em Várzea Grande, as aulas são realizadas no 2º Batalhão Bombeiro Militar

Redação TV Mais News

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso lança projeto social de karatê em Cuiabá

Foto: Michel Alvim - SECOM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lançou oficialmente o projeto social Karabom na região metropolitana de Cuiabá, na noite da última sexta-feira (21), no Ginásio Aecim Tocantins. O projeto promove aulas de karatê-do tradicional para crianças e adolescentes com vulnerabilidade social.

“Nossa expectativa é expandir o Karabom para todo o estado de Mato Grosso. Somente em Rondonópolis já trabalhamos com mais de 3 mil crianças e formamos mais de 10 faixas-pretas que, inclusive, dão aulas para o projeto”, afirmou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

“O projeto ajuda crianças carentes a se desenvolverem melhor por meio do karatê”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. Além das aulas práticas, os alunos têm na grade do curso História do Bombeiro; Ética, Cidadania e Boas Maneiras; Moral e Civismo; Ordem Unidade; temas transversais de interesse coletivo, palestras, recreação e atividades militares.

“Comecei a fazer karatê porque sempre achei muito legal. Agora quero melhorar e alcançar a faixa preta. Quero [também] servir de inspiração para outras crianças. Pretendo representar Mato Grosso [em campeonatos] e trazer medalhas para o estado”, afirmou a aluna Maria Clara Campos Leite, de 12 anos.

Na capital mato-grossense, o curso é ofertado no 1º Batalhão Bombeiro Militar e Escola Estadual Militar Dom Pedro II - Presidente Médici. Já em Várzea Grande, as aulas são realizadas no 2º Batalhão Bombeiro Militar. 

“O Projeto Karabom é aberto para toda sociedade, sem custo algum. Basta procurar um dos núcleos de treinamento para verificar a disponibilidade de aulas. É um projeto facilitador para aqueles que querem muito praticar o karatê, mas ainda não tiveram oportunidade”, reforçou o coordenador técnico do projeto, coronel Zanca.

O Karabom surgiu em 1999, por meio do 3º Batalhão Bombeiro Militar, em Rondonópolis. Cerca de 3 mil crianças, adolescentes e adultos foram beneficiados pelo projeto, inclusive com a participação em campeonatos regionais, estaduais e nacionais.
3ª Copa Chidori

A noite de sexta-feira também foi marcada pela abertura da 3ª Copa Chidori, primeira etapa do 33º Campeonato Estadual de Karatê-Do Tradicional, e uma homenagem aos atletas mato-grossenses que representarão o Brasil no 21º Campeonato Mundial ITKF de Karatê Tradicional, na Eslovênia.

“Temos muito a agradecer à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer que tem nos apoiado muito neste ano. Inclusive, estamos tendo apoio da secretaria para os atletas que vão participar do mundial na Eslovênia. É uma parceria muito forte, que tem sido de grande relevância para o karatê-do tradicional em Mato Grosso”, agradeceu o presidente da Federação de Karatê-do Tradicional de Mato Grosso, professor Clovis Astrissi.

“Tivemos recordes neste ano, com mais de R$ 70 milhões investidos na cultura e no esporte. Por meio das parcerias com as federações, associações e municípios, fazemos esse recurso chegar onde precisa. É um investimento muito bem feito que resulta em eventos como este, além de ver nossos atletas mato-grossenses conquistando excelentes resultados em todo país”, afirmou o secretário Jefferson Neves.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet