Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

27/10/2022 | 09:36

Deputado Nelson Barbudo assina CPI do TSE

As possíveis irregularidades têm relação com supostas falhas de fiscalização na veiculação de inserções da propaganda eleitoral do PL

Redação TV Mais

Deputado Nelson Barbudo assina CPI do TSE

Foto: Câmara Federal

O deputado federal Nelson Barbudo (PL) assinou nesta quarta (26) o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar e analisar possíveis infrações e irregularidades cometida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido de CPI é do deputado federal José Medeiros (PL-MT), que afirma  que os fatos configuram-se em grave atentado ao sistema democrático e lisura do pleito eleitoral.
 
O deputado Jose Medeiros menciona a necessidade de ampla investigação e cita o fato do TSE exonerar, o servidor Alexandre Gomes Machado, assessor do gabinete da secretaria Judiciária do TSE, com cargo em comissão na própria área objeto de investigação, que admitiu ter sido informando sobre a falta de inserções da Coligação Pelo Bem do Brasil e comunicando o fato ao seu superior. O servidor foi exonerado sem qualquer explicação, o que gerou um boletim de ocorrência. 
 
Denúncia

Conforme o pedido, a apuração será nos campos penais e administrativos do órgão. As possíveis irregularidades têm relação com supostas falhas de fiscalização e acompanhamento na veiculação de inserções da propaganda eleitoral gratuita da Coligação Pelo Bem do Brasil, do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.

Uma denúncia aponta que houve falta de inserções de propaganda eleitoral gratuita e obrigatória. A campanha de Bolsonaro teria tido 154 mil menos inserções de rádio do que a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O problema, conforme denúncia, teria sido especialmente no Nordeste.

Para o deputado Nelson Barbudo, as denúncias devem ser apuradas o mais rápido possível. "Esta CPI precisar ser aprovada o quanto antes. Não podemos deixar que isso aconteça diante de nossos olhos e ficarmos calados, inertes, perante fatos gravíssimos, que podem refletir em decisões que mancharão nosso país", disse o parlamentar.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet